Autor |
Rocha, Marina da; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/0904042392561971; |
Orientador |
Bilhão, Isabel Aparecida; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9411371632646979; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
“Viver é lutar” e “mutirão” : análise das concepções de educação e de trabalhador(a) nas cartilhas produzidas pelo movimento de educação de base (1963-1965); |
Resumo |
Este trabalho tem como tema o Movimento de Educação de Base (MEB) que foi constituído no ano de 1961 em uma parceria entre a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o governo federal brasileiro. O problema de pesquisa desta Tese consiste em investigar quais são as concepções de educação e de trabalhador(a) apresentadas nas cartilhas publicadas pelo Movimento de Educação de Base: Viver é lutar, em 1963, e Mutirão, em 1965, e como essas concepções se relacionam com o contexto sócio-histórico, político e educacional no qual se inserem. Os principais conceitos analisados em ambas as cartilhas são: educação e trabalhador(a). A metodologia consiste na análise documental a partir de André Cellard, levando em consideração a seleção dos materiais, os documentos foram problematizados a partir de seu contexto histórico-social. Nesse sentido, tanto a cartilha Viver é lutar, quanto a Mutirão foram analisadas a partir dos contextos nos quais foram produzidas, a primeira antes e a segunda após o golpe civil-militar de 1964. As principais conclusões indicam que a cartilha Viver é lutar apresenta uma narrativa composta por inúmeros questionamentos e reflexões que apontam para uma alfabetização intrinsecamente ligada à conscientização dos/as trabalhadores/as em relação às injustiças sociais do país. Já em Mutirão a educação está ligada a um instrumento formador com o objetivo de integrar os/as trabalhadores/as à modernização do campo com ênfase na produtividade da terra.; |
Abstract |
This work's theme is the Basic Education Movement (MEB), which was established in 1961 in a partnership between the National Confederation of Brazilian Bishops (CNBB) and the Brazilian federal government. The research problem of this Thesis consists of investigating what are the conceptions of education and worker presented in the booklets published by the Basic Education Movement: Viver é Lugar, in 1963, and Mutirão, in 1965, and how these conceptions are relate to the socio-historical, political and educational context in which they are inserted. The main concepts analyzed in both booklets are: education and worker. The methodology consists of documentary analysis based on André Cellard, taking into account the selection of materials, the documents were problematized based on their historicalsocial context. In this sense, both the Living is fighting booklet and Mutirão were analyzed based on the contexts in which they were produced, the first before and the second after the 1964 civil-military coup. The main conclusions indicate that the booklet Living is Fighting presents a narrative composed of numerous questions and reflections that point to literacy intrinsically linked to workers' awareness of the country's social injustices. In Mutirão, education is linked to a training instrument with the aim of integrating workers into the modernization of the countryside with an emphasis on land productivity.; |
Palavras-chave |
MEB; Ditadura civil-militar; Cartilhas; Viver é lutar; Mutirão; Civil-military dictatorship; Booklets; To live is to fight; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2024-03-21; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13196; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |