Autor |
Araújo, Maria das Graças de; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/4932756861455319; |
Orientador |
Bilhão, Isabel Aparecida; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9411371632646979; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Alfaletramento de camponesas na curricularização da extensão no curso de Pedagogia da UNIR; |
Resumo |
A investigação tratou do alfaletramento de camponesas e da formação de alfaletradores por meio da curricularização da extensão do curso de Pedagogia da UNIR. O objetivo consistiu em desenvolver uma análise das concepções e mediações pedagógicas que foram capazes de contribuir para o processo de alfaletramento de trabalhadoras camponesas e da formação inicial e continuada de alfaletradores e de alfaletradoras, propostas pela “Extensão Universitária Itinerante” do curso de Pedagogia, do Campus Rolim Moura, acompanhando suas atividades ao longo do segundo semestre do ano de 2022 e do ano de 2023. O estudo se conduziu pelas seguintes questões orientadoras: quais são e como ocorreram as mediações de ensino e aprendizagem presentes nas atividades desenvolvidas, por meio da curricularização da extensão, no Acampamento Che Guevara (ACG) em Alto Alegre dos Parecis (AAP), no estado de Rondônia, no decorrer do segundo semestre de 2022 e 2023? A categoria trabalho e os saberes escolares e não escolares têm efetivamente contribuído para o processo de alfaletramento das trabalhadoras camponesas, através da extensão universitária? Como estes saberes foram mobilizados no andamento das atividades trabalhadas com as camponesas alfaletrandas e na formação inicial e continuada de alfaletradores e alfaletradoras que participaram do projeto? O percurso metodológico foi o da pesquisa colaborativa, que adotou os círculos dialógicos para a produção e a organização de informações, que se coadunam com a proposta freireana e guiaram as atividades para dar conta da triangulação das informações, com os conceitos de trabalho e realidade dos saberes não escolares das alfaletrandas camponesas. Assim, os aportes teóricos se
concentraram no âmbito do alfaletramento em Freire (2023, 2011, 2010), Soares (2021, 2016, 2020) e Ferreiro (1987, 1992, 2007) e Ferreiro e Teberosky (1999). Nos métodos de abordagens e de procedimentos, nos fundamentamos em Marx (2020, 2012), Saviani (2013), Ibiapina (2008). Os resultados alcançados confirmaram as proposições freireanas que indicam a realidade existencial das alfaletrandas, que, unida à categoria trabalho, representa o eixo facilitador da dialógica na problematização da palavra geradora. Tal referência mobilizou o processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita vinculada ao letramento, o que resultou, assim, em alcances proveitosos no processo de alfaletramento das camponesas em atividades advindas do projeto: “Saberes escolares e não escolares: a categoria trabalho na formação inicial e continuada de alfabetizadores e de alfabetizadoras para as diversas faixas etárias”.; |
Abstract |
The investigation dealt with the literacy of peasant women and the training of literacy teachers through the curricularization of the extension of the Pedagogy course at UNIR
The objective was to develop an analysis of the pedagogical conceptions and mediations that were capable of contributing to the literacy process of female peasant workers and the training of literacy teachers proposed in the initial and continued training of the “Itinerant University Extension” of the Pedagogy course, of the Rolim Moura Campus, monitoring its activities throughout the second semester of 2022 and 2023. The study was conducted by the following guiding questions: what are and how did the teaching and learning mediations present in the activities occur? developed, through the extension curricularization, at the Che Guevara Camp (ACG) in Alto Alegre dos Parecis (AAP) in the State of Rondônia, during the second semester of 2022 and 2023? The work category and school and non-school knowledge have effectively contributed to the literacy process of female peasant workers, through university extension? How was this knowledge mobilized in the course of the work activities with the female alphabet farmers and in the initial and continued training of male and female alphabet men and women who participated in the project? The methodological path was collaborative research that adopted dialogic circles for the production and organization of information, which is in line with Freire's proposal, which guided the activities to account for the triangulation of information, with the concepts of work and reality of knowledge non-schoolchildren from peasant alphabets. Thus, theoretical contributions focused on literacy in Freire (2023, 2011, 2010), Soares (2021, 2016, 2020) and Ferreiro (1987, 1992, 2007) and Ferreiro; Teberosky (1999). In terms of approaches and procedures, we are based on Marx (2020; 2012), Saviani (2013), Ibiapina (2008). The results achieved confirmed Freire's propositions that indicate the existential reality of alfaletrandas, which together with the work category, represents the facilitating axis of dialogic in the problematization of the generating word. This reference mobilized the process of teaching and learning reading and writing linked to literacy, which resulted in fruitful achievements in the literacy process of peasant women in activities arising from the project: “School and non-school knowledge: the work category in the initial and continued training of literacy teachers for different age groups”.; |
Palavras-chave |
Curricularização da extensão; Trabalho; Alfaletramento; Mulheres camponesas; Assentamento Che Guevara; Círculos dialógicos; Extension curriculum; Work; Literacy; Peasant women; Che Guevara Settlement; Dialogic circles; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2024-05-16; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13195; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |