Resumo |
Esta tese versa sobre a filosofia com crianças na escola infantil, com amparo no conceito de brincócio como encontro entre a filosofia e o brincar e como equipagem para uma vida digna. Os autores centrais foram: Sêneca, Foucault, Walter Kohan, bell hooks, Judith Butler, Betina Schuler e Paulo Fochi. O problema de pesquisa que guiou esta investigação foi: como a filosofia com crianças, na escola infantil, pode equipar para uma vida digna? Tendo como inspiração metodológica o encontro da cartografia infantil com a pesquisa com crianças, oficinas de filosofia com crianças foram conduzidas durante seis meses com um grupo de crianças de 4 e 5 anos de idade, em uma escola no município de São Leopoldo (RS). Tais oficinas partiram do brincar cotidiano das crianças, daquilo que elas criavam e faziam diariamente. As questões apontadas pelas crianças foram pensadas com inspiração nos conceitos de cuidado de si e de equipagem (paraskaué), em Foucault; de vida digna, em Judith Butler; e de recém-chegados, em Hanna Arendt. Além desses, no decorrer da pesquisa, foi criado o conceito de brincócio. Esses conceitos foram tomados como ferramentas analíticas de pensamento e de vida. Na
experimentação na escola pública, o medo foi um dos focos de criação de pensamento e
discussão pelas crianças, questão essa que entrou na conversação entre as brincadeiras e os exercícios filosóficos, desdobrados em escutas, desenhos, narrativas, corporeidades, contação de histórias e formulação de perguntas. Algumas regularidades da relação entre o brincar e a filosofia, possibilitadas pelo brincócio como equipagem para uma vida digna, foram evidenciadas na análise: a possibilidade de uma vida passível de luto; uma vida que problematiza a si mesma; e o modo como as crianças são recebidas no mundo/escola. Essas regularidades abriram brechas para considerar questões como o tempo, os espaços, o barulho, o silêncio, a contação de histórias e os livros. O medo, então, deslocou-se de algo ruim e de outro da existência, para algo que necessita ser olhado, cuidado, partilhado com o outro. A equipagem de si e dos demais na dimensão da diferença ocorreu quando as crianças acolheram e cuidaram das suas questões e das questões de seus colegas, fortalecendo-se nesse exercício. A dor, a tristeza, o sofrimento, o abandono, as dificuldades, não foram negados como o outro
da vida, mas considerados para o exercício do pensamento. Tomados pela vida na escola, tornaram-se materialidades para a relação consigo e na dimensão do coletivo. Desse modo, a filosofia com crianças no encontro com o brincar pode proporcionar tempo e espaço que, em vez de perguntar se as crianças entenderam tal coisa, pela ordem do “tu deves!”, acolhem a pergunta “o que tu pensas?”. Com isso, esta pesquisa criou a tese de que talvez uma vida digna na escola infantil possa ser aquela cuja existência é vivenciada pelo brincar, pela escuta, pelo acolhimento, pelo tempo, pelo espaço e pela tomada das coisas da vida como materialidades de pensamento, criação e cuidado.; |
Abstract |
This dissertation addresses philosophy with kindergarten children, supported by the concept of ‘playful idleness’ as an encounter between philosophy and play as well as equipment for a dignified life. The main authors were Seneca, Foucault, Walter Kohan, bell hooks, Judith Butler, Betina Schuler and Paulo Fochi. The research problem that guided this investigation was: How can philosophy with kindergarten children equip them for a dignified life? By taking the encounter of children's cartography with research with children as methodological inspiration, philosophy workshops with children were conducted for six months with a group of 4- and 5-year-old children, in a school in the city of São Leopoldo (RS). The workshops were based on children's daily play, i.e. what they created and did every day. The questions raised by the children were designed with inspiration from the concepts of self-care and equipment (paraskaué), by Foucault; dignified life, by Judith Butler; and newcomers, by Hanna Arendt. In addition to these concepts, along the research, the concept of ‘playful idleness’ was created. These concepts were taken as analytical tools to reflect on thought and life. In the experimentation in the public school, fear was one of the focuses of thought creation and
discussion by the children, an issue that was included in the conversation between games and philosophical exercises, which unfolded in listening, drawings, narratives, corporealities, storytelling, and formulation of questions. The analysis evidenced some regularities in the relationship between playing and philosophy, made possible by ‘playful idleness’ as equipment for a dignified life: the possibility of a life to be grief-worthy; a life that problematizes itself; and the way children are received in the world/school. Such regularities opened gaps to consider issues such as time, spaces, noise, silence, storytelling, and books. Fear was then displaced from the place of something bad and the other of existence, to that of something that must be looked at, cared for, and shared with the others. Thus, equipping oneself and the others in the dimension of difference occurred when the children welcomed and took care of their own issues and those of their classmates, strengthening themselves in this exercise. Pain, sadness, suffering, abandonment, and difficulties were not denied as the other in life; rather, they were considered in the exercise of thought. Taken by life at school, they became materialities for the relationship with oneself and in the collective dimension. Hence, philosophy with children in its encounter with play can provide time and space that, instead of asking whether the children understood something, as in “you must!”, welcomes the question “what do you think?”. Therefore, this research enabled the thesis that perhaps a dignified life in kindergarten can be one whose existence is experienced through playing, listening, welcoming, time, space and taking the things of life as materialities of thought, creation, and care.; Esta tesis aborda la filosofía con niños de educación infantil, sustentada en el concepto de “juegocio” como encuentro entre filosofía y juego y como equipamiento para una vida digna. Los autores centrales fueron: Séneca, Foucault, Walter Kohan, bell hooks, Judith Butler, Betina Schuler y Paulo Fochi. El problema de investigación que guio este trabajo fue: ¿cómo puede la filosofía con los niños, en edad preescolar, prepararlos para una vida digna? Tomando como inspiración metodológica el encuentro de la cartografía infantil con la investigación con niños, se realizaron talleres de filosofía con niños de 4 y 5 años, durante seis meses, en una escuela de la ciudad de São Leopoldo (RS). Estos talleres surgieron del juego diario de los niños, de lo que creaban y hacían diariamente. Las preguntas planteadas por los niños fueron diseñadas inspirándose en los conceptos de autocuidado y equipamiento (paraskaué) de Foucault; de vida digna, de Judith Butler; y de recién llegados, de Hanna Arendt. Sumado a esto, durante la investigación se creó el concepto de “juegocio”. Estos conceptos fueron tomados como herramientas analíticas para el pensamiento y la vida. En la experimentación en la escuela pública, el miedo fue uno de los focos de creación de pensamiento y discusión por parte de los niños, cuestión que entró en la conversación entre juegos y ejercicios filosóficos, desplegados en escuchas, dibujos, narrativas, corporalidades, narraciones y formulación de preguntas. En el análisis, se destacaron algunas regularidades en la relación entre juego y filosofía, posibilitadas por el “juegocio” como equipamiento para una vida digna: la posibilidad de una vida digna de duelo; una vida que se problematiza; y la forma en que los niños son recibidos en el mundo/escuela. Estas regularidades abrieron brechas para considerar cuestiones como el tiempo, los espacios, el ruido, el silencio, la narración y los libros. De ahí, el miedo pasó de algo malo y del otro de la existencia, a algo que necesita ser mirado, cuidado, compartido con el otro. Así, el equipamiento de sí mismos y de los demás en la dimensión de la diferencia se produjo cuando los niños acogieron y cuidaron de sus propios problemas y los de sus compañeros, fortaleciéndose en este ejercicio. El dolor, la tristeza, el sufrimiento, el abandono, las dificultades, no fueron negados como las demás cosas en la vida, sino tomados como ejercicio del pensamiento. Tomados por la vida en la escuela, se convirtieron en materialidades para la relación con uno mismo y en la dimensión colectiva. La filosofía con los niños en el encuentro con el juego puede brindar tiempo y espacio que, en lugar de preguntar si los niños entendieron tal cosa, en el orden de “¡debes!”, acoja la pregunta “¿qué piensas?”. Con esto, esta investigación creó la tesis de que quizás una vida digna en la escuela infantil puede ser aquella cuya existencia se experimente a través del juego, la escucha, la acogida, el tiempo, el espacio, y tomando las cosas de la vida como materialidades para el pensamiento, creación y cuidado.; |