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Pelas curvas do rio: memórias e sensibilidades na educação feminina em escolas confessionais no Vale do Rio dos Sinos/RS (décadas de 1930 a 1970)

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Autor Brito, Estela Denise Schütz;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7169176796458828;
Orientador Grazziotin, Luciane Sgarbi Santos;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0388501284300091;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Pelas curvas do rio: memórias e sensibilidades na educação feminina em escolas confessionais no Vale do Rio dos Sinos/RS (décadas de 1930 a 1970);
Resumo Esta investigação tem como lócus a região do Vale dos Sinos, especificamente os municípios de São Leopoldo e Novo Hamburgo, localizados no estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa utiliza as metodologias de Análise Documental e de História Oral para a produção de narrativa de memórias de 12 mulheres que estudaram entre as décadas de 1930 e 1970 em três escolas confessionais dos referidos municípios com o intuito de responder a alguns questionamentos levantados a priori: (i) que experiências são construídas na coletividade de instituições femininas em região de colonização homogênea?; (ii) de que maneiras a (con)vivência entre mulheres é permeada pelo desenvolvimento de determinados sentidos e que sensibilidades são produzidas nesses espaços?; e (iii) que cultura escolar se (re)produz nos ambientes escolares investigados? A pesquisa visa defender a tese de que a formação feminina ofertada pelas escolas confessionais da região do Vale dos Sinos buscava promover, independentemente da doutrina que as guiava, atividades diversificadas que perpassavam os corpos das discentes, proporcionando a elas experiências e produzindo nelas sensibilidades, permeando suas memórias de significados e sentidos, comuns ou singulares, por meio de práticas realizadas e espaços ocupados no decorrer da educação escolarizada que receberam nessas instituições de ensino. As três instituições confessionais que fazem parte deste estudo são o Colégio São José, em São Leopoldo, o Colégio Santa Catarina e a Fundação Evangélica, estes últimos em Novo Hamburgo. O objetivo desta investigação é entrelaçar a história das mulheres com seu processo de educação com o intuito de analisar as experiências formadas na coletividade de colégios confessionais de maneira a compreender o desenvolvimento de determinados sentidos na produção de sensibilidades nesses espaços, além de estabelecer aproximações com a cultura escolar produzida por essas instituições cristãs. A partir das narrativas de memórias e demais documentos da cultura material escolar angariados no decorrer da pesquisa, o estudo busca por vestígios sobre a formação feminina nessa região no recorte temporal estabelecido. A investigação se encontra no campo da História da Educação, com vistas para a História das Mulheres, e está fundamentada na perspectiva da História Cultural. A partir da análise dos documentos, pode-se inferir que as três instituições cristãs ofertavam um ensino voltado para o desenvolvimento da fé, da responsabilidade consigo e com o próximo, da comunhão, do compromisso, da solidariedade e do respeito. Os cinco sentidos foram as portas de entrada para o conhecimento, por meio das quais as mulheres receberam destaque por meio de gostos, sons, cheiros e sensações que foram narradas no que se refere ao seu período como estudantes. Sentimentos como medo, angústia, saudade, gratidão, amizade, afeto, alegria, tristeza, amor e ódio, por exemplo, permearam as narrativas de memórias, bem como demais documentos acessados para este estudo. Os diferentes espaços das instituições estudadas, a realização de passeios e estudos ao ar livre, os ritos e rituais, as regras, sanções e premiações, as relações de amizade e de afeto, por sua vez, apareceram em suas narrativas, assim como a contraconduta feminina por meio de ações e atitudes aos modos inculcados pelas instituições. A partir disso, este corpus documental possibilitou a análise de indícios que contribuíram para a compreensão dos sentidos e sensibilidades produzidos no interior dessas escolas confessionais, que, por sua vez, se encontram em funcionamento, até os dias atuais, na região do Vale dos Sinos.;
Abstract This investigation focuses on the Vale dos Sinos region, specifically the municipalities of São Leopoldo and Novo Hamburgo, located in the state of Rio Grande do Sul. The research employs the methodologies of Documentary Analysis and Oral History to produce narratives of memories from 12 women who studied between the 1930s and 1970s in three confessional schools in the aforementioned municipalities, aiming to answer some questions raised beforehand: (i) what experiences are forged within the collective of female institutions in a region characterized by homogeneous colonization?; (ii) in what ways is (co)existence among women permeated by the development of certain senses, and what sensitivities are produced in these spaces?; and (iii) what school culture is (re)produced in the investigated school environments? The research aims to advocate the thesis that the female education offered by the religious schools in the Vale dos Sinos region sought to promote, regardless of the doctrine guiding them, diversified activities that permeated the students' bodies, providing them with experiences and producing sensitivities in them, permeating their memories with meanings and senses, common or singular, through practices carried out and spaces occupied during the formal education they received in these educational institutions. The three religious institutions that are part of this study are São José College in São Leopoldo, Santa Catarina College, and the Evangelical Foundation, the latter two located in Novo Hamburgo. The aim of this research is to interweave women's history with their educational journey, with the purpose of examining the experiences cultivated within the community of confessional schools, thereby comprehending the evolution of certain perceptions in the cultivation of sensitivities within these environments, as well as to establish connections with the school culture produced by these Christian institutions. Through the narratives of memories and other documents of school material culture gathered during the research, the study seeks traces of female education in this region within the established temporal framework. The investigation is situated in the field of the History of Education, with a focus on Women's History, and is grounded in the perspective of Cultural History. From the analysis of the documents, it can be inferred that the three Christian institutions offered education focused on the development of faith, responsibility towards oneself and others, communion, commitment, solidarity, and respect. The five senses were the gateways to knowledge, highlighting tastes, sounds, smells, and sensations that were narrated by the interviewed women regarding their time as students. Feelings such as fear, anguish, longing, gratitude, friendship, affection, joy, sadness, love, and hatred, for example, permeated the narratives of memories, as well as other documents accessed for this study. The different spaces of the studied institutions, outdoor excursions and studies, rites and rituals, rules, sanctions, and rewards, friendship and affectionate relationships, in turn, appeared in their narratives, as did female counter-conduct through actions and attitudes contrary to those inculcated by the institutions. Based on this, this documentary corpus allowed for the analysis of clues that contributed to the understanding of the senses and sensitivities produced within these religiously affiliated schools, which, in turn, are still in operation to this day in the Vale dos Sinos region.; Esta investigación tiene como lugar la región del Vale dos Sinos, específicamente los municipios de São Leopoldo y Novo Hamburgo, ubicados en el estado de Rio Grande do Sul. La investigación utiliza las metodologías de Análisis Documental y de Historia Oral para la producción de narrativa de memorias de 12 mujeres que estudiaron entre las décadas de 1930 y 1970 en tres escuelas confesionales de los referidos municipios con el objetivo de contestar algunos cuestionamientos levantados a priori: (i) ¿qué experiencias son construidas en la colectividad de instituciones femeninas en región de colonización homogénea?; (ii) ¿de qué maneras la (con)vivencia entre mujeres es permeada por el desarrollo de determinados sentidos y qué sensibilidades son producidas en esos espacios?; y (iii) qué cultura escolar se (re)produce en los ambientes escolares investigados? La investigación tiene como objetivo defender la tesis de que la formación femenina ofrecida por las escuelas confesionales de la región del Vale dos Sinos buscaba promover, independientemente de la doctrina que las guiaba, actividades diversificadas que atravesaban los cuerpos de las estudiantes, proporcionándoles experiencias y produciendo en ellas sensibilidades, impregnando sus memorias de significados y sentidos, comunes o singulares, por medio de prácticas realizadas y espacios ocupados en el transcurrir de la educación escolarizada que recibieron en esas instituciones de enseñanza. Las tres instituciones confesionales que forman parte de este estudio son el Colegio São José, en São Leopoldo, el Colegio Santa Catarina y la Fundação Evangélica, estos últimos en Novo Hamburgo. El objetivo de esta investigación es entrelazar la historia de las mujeres con su proceso de educación con la finalidad de analizar las experiencias formadas en la colectividad de colegios confesionales de manera a comprender el desarrollo de determinados sentidos en la producción de sensibilidades en esos espacios, además de establecer aproximaciones con la cultura escolar producida por esas instituciones cristianas. A partir de las narrativas de memorias y otros documentos de la cultura material escolar recaudados en el transcurrir de la investigación, el estudio busca por vestigios sobre la formación femenina en esa región en el recorte temporal establecido. La investigación se encuentra en el campo de la Historia de la Educación, con una mirada a la Historia de las Mujeres, y está fundamentada en la perspectiva de la Historia Cultural. A partir del análisis de los documentos, se puede inferir que las tres instituciones cristianas ofrecían una enseñanza direccionada para el desarrollo de la fe, de la responsabilidad consigo y con el prójimo, de la comunión, del compromiso, de la solidaridad y del respeto. Los cinco sentidos fueron las puertas de entrada para el conocimiento, destacándose gustos, sonidos, olores y sensaciones que fueron narradas por las mujeres entrevistadas en lo que se refiere a su periodo como estudiantes. Sentimientos como miedo, angustia, añoranza, gratitud, amistad, afecto, alegría, tristeza, amor y odio, por ejemplo, impregnaron las narrativas de memorias, así como otros documentos accedidos para este estudio. Los diferentes espacios de las instituciones estudiadas, la realización de paseos y estudios al aire libre, los ritos y rituales, las reglas, sanciones y premiaciones, las relaciones de amistad y de afecto, por su vez, aparecieron en sus narrativas, así como la contraconducta femenina por medio de acciones y actitudes a los modos inculcados por las instituciones. A partir de eso, este corpus documental posibilitó el análisis de indicios que contribuyeron para la comprensión de los sentidos y sensibilidades producidos en el interior de esas escuelas confesionales, que, a su vez, se encuentran en funcionamiento, hasta los días actuales, en la región del Vale dos Sinos.;
Palavras-chave Educação feminina; Instituições confessionais; Memória e história oral; Educação dos sentidos; Sensibilidades; Female education; Religious institutions; Memory and oral history; Education of the senses; Sensitivities; Educación femenina; Instituciones confesionales; Memoria y historia oral; Educación de los sentidos;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2024-04-30;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13187;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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