Abstract:
Esta investigação tem como lócus a região do Vale dos Sinos, especificamente os municípios de São Leopoldo e Novo Hamburgo, localizados no estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa utiliza as metodologias de Análise Documental e de História Oral para a produção de narrativa de memórias de 12 mulheres que estudaram entre as décadas de 1930 e 1970 em três escolas confessionais dos referidos municípios com o intuito de responder a alguns questionamentos levantados a priori: (i) que experiências são construídas na coletividade de instituições femininas em região de colonização homogênea?; (ii) de que maneiras a (con)vivência entre mulheres é permeada pelo desenvolvimento de determinados sentidos e que sensibilidades são produzidas nesses espaços?; e (iii) que cultura escolar se (re)produz nos ambientes escolares investigados? A pesquisa visa defender a tese de que a formação feminina ofertada pelas escolas confessionais da região do Vale dos Sinos buscava promover, independentemente da doutrina que as guiava, atividades diversificadas que perpassavam os corpos das discentes, proporcionando a elas experiências e produzindo nelas sensibilidades,
permeando suas memórias de significados e sentidos, comuns ou singulares, por meio de práticas realizadas e espaços ocupados no decorrer da educação escolarizada que
receberam nessas instituições de ensino. As três instituições confessionais que fazem parte deste estudo são o Colégio São José, em São Leopoldo, o Colégio Santa Catarina e a Fundação Evangélica, estes últimos em Novo Hamburgo. O objetivo desta investigação é entrelaçar a história das mulheres com seu processo de educação com o intuito de analisar as experiências formadas na coletividade de colégios confessionais de maneira a compreender o desenvolvimento de determinados sentidos na produção de sensibilidades nesses espaços, além de estabelecer aproximações com a cultura escolar produzida por essas instituições cristãs. A partir das narrativas de memórias e demais documentos da cultura material escolar angariados no decorrer da pesquisa, o estudo busca por vestígios sobre a formação feminina nessa região no recorte temporal estabelecido. A investigação se encontra no campo da História da Educação, com vistas para a História das Mulheres, e está fundamentada na perspectiva da História Cultural. A partir da análise dos documentos, pode-se inferir que as três instituições cristãs ofertavam um ensino voltado para o desenvolvimento da fé, da responsabilidade consigo e com o próximo, da comunhão, do compromisso, da solidariedade e do respeito. Os cinco sentidos foram as portas de entrada para o conhecimento, por meio das quais as mulheres receberam destaque por meio de gostos, sons, cheiros e sensações que foram narradas no que se refere ao seu período como estudantes. Sentimentos como medo,
angústia, saudade, gratidão, amizade, afeto, alegria, tristeza, amor e ódio, por exemplo,
permearam as narrativas de memórias, bem como demais documentos acessados para este estudo. Os diferentes espaços das instituições estudadas, a realização de passeios e estudos ao ar livre, os ritos e rituais, as regras, sanções e premiações, as relações de amizade e de afeto, por sua vez, apareceram em suas narrativas, assim como a contraconduta feminina por meio de ações e atitudes aos modos inculcados pelas instituições. A partir disso, este corpus documental possibilitou a análise de indícios que contribuíram para a compreensão dos sentidos e sensibilidades produzidos no interior dessas escolas confessionais, que, por sua vez, se encontram em funcionamento, até os dias atuais, na região do Vale dos Sinos.