Resumo:
Este trabalho teve como objetivo investigar o modo como uma coordenadora pedagógica sustenta o desenvolvimento profissional das professoras, em uma escola pública de educação infantil, no município de Novo Hamburgo, que estrutura sua ação pedagógica a partir da documentação pedagógica. A escola em questão é participante do Observatório da Cultura Infantil (OBECI), que foi uma importante variável pedagógica para essa pesquisa. O quadro teórico referencial utilizado está ancorado no campo da Pedagogia, a partir de teorias e de autores que dialogam com os principais conceitos tratados: a educação infantil e suas especificidades, a coordenação pedagógica na educação infantil e a documentação pedagógica como estratégia formativa. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, através de uma abordagem qualitativa. A produção de dados ocorreu entre os anos de 2022 e 2023, através de observações in loco, entrevistas semiestruturadas e análise de documentos oficiais e artefatos da escola. O método de análise foi estruturado com base nos preceitos de Creswell e Creswell (2021), e a triangulação de dados (Formosinho, 2016; Yin, 2015) foi a estratégia utilizada para a validação e a confiabilidade do estudo, através da triangulação de vozes, fontes de dados, tempos e teorias. Os componentes da Estrutura da Coerência (Fullan; Quinn, 2022) foram utilizados como chaves de leitura, com o intuito de revelar os modos de fazer da coordenadora pedagógica num contexto em transformação, de maneira que possam inspirar outros contextos. Os resultados foram apresentados através da metáfora “Um dia na escola” a partir de três categorias principais: a pedagogia da escola; a documentação pedagógica como estratégia central para acompanhar a ação pedagógica; a liderança pedagógica. Foi possível concluir que, por fazer parte de uma comunidade de apoio ao desenvolvimento profissional, o OBECI, a escola partilha de uma pedagogia com nome e de um modo de estruturar as ações e formações pedagógicas, com base nos pressupostos da documentação pedagógica, evidenciando a importância das aprendizagens que são construídas em companhia. Além disso, pode-se concluir que, para consolidar o trabalho colaborativo, de maneira homóloga na escola, é necessário que a coordenadora pedagógica assuma a postura de liderança pedagógica, de modo que os processos educativos sejam construídos com coerência e legitimidade.