Autor |
Fraga, Débora Suzana Berlitz; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/4259978976669069; |
Orientador |
Fochi, Paulo Sergio; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/4284708571035688; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Aprender em companhia: a relação entre a documentação pedagógica, a coordenação pedagógica e os professores na educação infantil; |
Resumo |
Este trabalho teve como objetivo investigar o modo como uma coordenadora pedagógica sustenta o desenvolvimento profissional das professoras, em uma escola pública de educação infantil, no município de Novo Hamburgo, que estrutura sua ação pedagógica a partir da documentação pedagógica. A escola em questão é participante do Observatório da Cultura Infantil (OBECI), que foi uma importante variável pedagógica para essa pesquisa. O quadro teórico referencial utilizado está ancorado no campo da Pedagogia, a partir de teorias e de autores que dialogam com os principais conceitos tratados: a educação infantil e suas especificidades, a coordenação pedagógica na educação infantil e a documentação pedagógica como estratégia formativa. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, através de uma abordagem qualitativa. A produção de dados ocorreu entre os anos de 2022 e 2023, através de observações in loco, entrevistas semiestruturadas e análise de documentos oficiais e artefatos da escola. O método de análise foi estruturado com base nos preceitos de Creswell e Creswell (2021), e a triangulação de dados (Formosinho, 2016; Yin, 2015) foi a estratégia utilizada para a validação e a confiabilidade do estudo, através da triangulação de vozes, fontes de dados, tempos e teorias. Os componentes da Estrutura da Coerência (Fullan; Quinn, 2022) foram utilizados como chaves de leitura, com o intuito de revelar os modos de fazer da coordenadora pedagógica num contexto em transformação, de maneira que possam inspirar outros contextos. Os resultados foram apresentados através da metáfora “Um dia na escola” a partir de três categorias principais: a pedagogia da escola; a documentação pedagógica como estratégia central para acompanhar a ação pedagógica; a liderança pedagógica. Foi possível concluir que, por fazer parte de uma comunidade de apoio ao desenvolvimento profissional, o OBECI, a escola partilha de uma pedagogia com nome e de um modo de estruturar as ações e formações pedagógicas, com base nos pressupostos da documentação pedagógica, evidenciando a importância das aprendizagens que são construídas em companhia. Além disso, pode-se concluir que, para consolidar o trabalho colaborativo, de maneira homóloga na escola, é necessário que a coordenadora pedagógica assuma a postura de liderança pedagógica, de modo que os processos educativos sejam construídos com coerência e legitimidade.; |
Abstract |
The present dissertation aimed to investigate how a pedagogical coordinator sustains the professional development of teachers, in a public early childhood education school, in the city of Novo Hamburgo, South of Brazil, who structures it’s pedagogical action based on pedagogical documentation. The school in question is a participant in the Observatory of Children's Culture (OBECI), which was an important pedagogical variable for this research. The theoretical framework used is anchored in the field of Pedagogy, based on theories and authors that dialogue with the main concepts discussed: the field of early childhood education and its specificities, pedagogical coordination in early childhood education and pedagogical documentation as a training strategy in child education. The methodology used was the case study, through a qualitative approach. Data production took place between 2022 and 2023, through on-site observations, semi-structured interviews and analysis of official documents and school artifacts. The analysis method was structured based on the precepts of Creswell and Creswell (2021), and data triangulation (Formosinho, 2016; Yin, 2015) was the strategy used for validation and reliability of the study, through the triangulation of voices, data sources, times and theories. The components of the Coherence Structure (Fullan; Quinn, 2022) were used, throughout the analysis, as reading keys, with the aim of demonstrating the pedagogical coordinator's ways of doing dues, in a changing context, so that they can inspire other contexts. The results were presented through the metaphor “A day at school” based on three main categories: school pedagogy; pedagogical documentation as a central strategy to accompany pedagogical action; pedagogical leadership. It was possible to conclude that, as part of a community that supports professional development, OBECI, the school shares a pedagogy with a name and also a way of structuring pedagogical actions and training, based on the assumptions of the pedagogical documentation, showing the importance of learning that is built in company. Furthermore, I concluded that, to consolidate collaborative work, in a homologous way at school, it is necessary for the pedagogical coordinator to assume the position of pedagogical leadership, so that educational processes are built with coherence and legitimacy.; |
Palavras-chave |
Coordenação pedagógica; Educação infantil; Desenvolvimento profissional; Documentação pedagógica; Liderança pedagógica; Pedagogical coordination; Early childhood education; Professional development; Pedagogical documentation; Pedagogical leadership; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2024-04-22; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13186; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |