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Por uma práxis educativa jesuíta: a formação de jovens pesquisadores na educação básica comprometidos com a transformação social

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Autor Quadrado, Alessandro França;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9905265794162924;
Orientador Abba, Maria Julieta;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2495306840732131;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Por uma práxis educativa jesuíta: a formação de jovens pesquisadores na educação básica comprometidos com a transformação social;
Resumo Esta pesquisa investigou fatores concernentes a uma práxis educativa jesuíta e à correlação entre a formação de jovens pesquisadores na educação básica e seu comprometimento com a transformação social, tendo como campo empírico o Colégio Nossa Senhora Medianeira (CNSM), Instituição Jesuíta Brasileira de Educação Básica (IJBEB). Foram elencados três potencializadores da referida práxis que se interrelacionam dialogicamente: (1) ênfase em um ethos curricular que tencione a colonialidade (QUIJANO, 2005), evidencie, conscientize e promova as epistemologias do sul (SANTOS, 2021), e a interculturalidade crítica (WALSH, 2012); (2) um processo de educação pela pesquisa (DEMO, 2005; 2015a; 2015b), que vise o desenvolvimento de uma atitude investigativa crítica cotidiana (DELVAL, 2006); (3) um processo de formação de jovens lideranças sob uma perspectiva inaciana, inerente a uma metodologia de educação pela pesquisa. Empregou-se desenho metodológico de avaliação qualitativa com objetivo exploratório-descritivo, adotando estrategicamente o círculo de cultura freiriano como estrutura metodológica base para o desenvolvimento do processo dialogado de abordagem, compartilhamento, discussão e ressignificação de experiências dos sujeitos da pesquisa. Os dados produzidos foram tratados por meio da análise textual discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2006). Os participantes do processo compuseram dois subgrupos: (1) egressos do CNSM que se formaram na IJBEB, entre 2010 e 2019; (2) professores e ex-professores do CNSM que participaram por, no mínimo, dez anos de processos pedagógicos constitutivos de uma práxis educativa jesuíta. A análise integrada dos dados da pesquisa permitiu observar a correlação referida na formulação do problema da pesquisa, havendo a identificação da pertinência dos três potencializadores de uma práxis educativa jesuíta. Por fim, esta tese propôs uma sistematização da avaliação dos potencializadores que culminou com a elaboração de indicadores qualitativos e perguntas balizadoras.;
Abstract This research investigated factors concerning a Jesuit educational praxis and the correlation between the formation of young researchers in basic education and their commitment to social transformation, with the empirical field being Colégio Nossa Senhora Medianeira (CNSM), a Brazilian Jesuit Institution of Basic Education (IJBEB). Three enhancers of the mentioned praxis were identified, which interrelate dialogically: (1) emphasis on a curriculum ethos that challenges coloniality (QUIJANO, 2005), highlights, raises awareness, and promotes epistemologies of the South (SANTOS, 2021), and critical interculturality (WALSH, 2012); (2) a process of education through research (DEMO, 2005; 2015a; 2015b), aimed at developing a critical everyday investigative attitude (DELVAL, 2006); (3) a process of forming young leaders from an Ignatian perspective, inherent to a research-based education methodology. A qualitative evaluation methodological design with an exploratory-descriptive objective was employed, strategically adopting the freirian culture circle as the methodological base structure for the development of the dialogic approach process of approaching, sharing, discussing, and resignifying the experiences of the research subjects. The data produced were treated through discursive textual analysis (MORAES; GALIAZZI, 2006). The participants in the process comprised two subgroups: (1) CNSM graduates who graduated from the IJBEB between 2010 and 2019; (2) teachers and former teachers of CNSM who participated for at least ten years in pedagogical processes constituting a Jesuit educational praxis. The integrated analysis of the research data allowed observing the correlation mentioned in the research problem formulation, identifying the relevance of the three enhancers of a Jesuit educational praxis. Finally, this thesis proposed a systematization of the evaluation of the enhancers, culminating in the elaboration of qualitative indicators and guiding questions.; Esta investigación investigó factores relacionados con una praxis educativa jesuita y la correlación entre la formación de jóvenes investigadores en educación básica y su compromiso con la transformación social, teniendo como campo empírico al Colegio Nossa Senhora Medianeira (CNSM), Institución Jesuita Brasileña de Educación Básica (IJBEB). Se identificaron tres potenciadores de dicha praxis que se relacionan dialógicamente: (1) énfasis en un ethos curricular que tienda hacia la colonialidad (QUIJANO, 2005), que evidencie, concientice y promueva las epistemologías del sur (SANTOS, 2021) y la interculturalidad crítica (WALSH, 2012); (2) un proceso de educación a través de la investigación (DEMO, 2005; 2015a; 2015b), que busque el desarrollo de una actitud investigativa crítica cotidiana (DELVAL, 2006); (3) un proceso de formación de jóvenes líderes desde una perspectiva ignaciana, inherente a una metodología de educación a través de la investigación. Se utilizó un diseño metodológico de evaluación cualitativa con objetivo exploratorio-descriptivo, adoptando estratégicamente el círculo de cultura freiriano como estructura metodológica base para el desarrollo del proceso dialogado de abordaje, compartimiento, discusión y resignificación de experiencias de los sujetos de investigación. Los datos producidos fueron tratados mediante análisis textual discursivo (MORAES; GALIAZZI, 2006). Los participantes del proceso conformaron dos subgrupos: (1) egresados del CNSM que se graduaron en la IJBEB entre 2010 y 2019; (2) profesores y ex profesores del CNSM que participaron durante al menos diez años en procesos pedagógicos constitutivos de una praxis educativa jesuita. El análisis integrado de los datos de la investigación permitió observar la correlación mencionada en la formulación del problema de investigación, identificando la pertinencia de los tres potenciadores de una praxis educativa jesuita. Finalmente, esta tesis propuso una sistematización de la evaluación de los potenciadores que culminó con la elaboración de indicadores cualitativos y preguntas guía.;
Palavras-chave Práxis; Educação jesuíta; Educação pela pesquisa; Liderança inaciana; Transformação social; Jesuit education; Research-based education; Ignatian leadership; Social transformation; Praxis; Educación jesuita; Educación a través de la investigación; Liderazgo ignaciano; Transformación social;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2024-03-27;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13121;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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