Autor |
Lima, Marcos Epifanio Barbosa; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/9848315028689294; |
Orientador |
Grazziotin, Luciane Sgarbi Santos; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0388501284300091; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Contribuições da produção intelectual de Padre Peter-Hans Kolvenbach, SJ para a Educação Básica nas instituições jesuíticas no Brasil (1983-2008); |
Resumo |
A presente tese está inserida no campo da História da Educação em suas vinculações com a política e as características de uma identidade institucional. Composta por apropriações da Micro-História (Ginzburg, 1989, 1991, 2006, 2007; Levi, 2016) e microanálise (Levi, 1992; Revel, 1998), seu objeto é o pensamento educacional de Peter-Hans Kolvenbach, SJ (1928-2016), Prepósito Geral da Companhia de Jesus entre os anos de 1983 e 2008, sendo esse o recorte temporal tomado como referência para esta tese. O enfoque do estudo mobiliza o conceito de identidade (Hall, 2020, 2022), a fim de investigar se e como o pensamento kolvenbachiano acerca da Educação Básica teve implicações no modo educacional de proceder da Companhia de Jesus no Brasil, durante e após o generalato de Peter-Hans. O objetivo geral é identificar e analisar a contribuição intelectual do Padre Peter-Hans Kolvenbach, SJ no que se refere à reconfiguração da Educação Básica nas instituições jesuíticas no Brasil. Os objetivos específicos são: (1) identificar e problematizar os espaços de custódia que abrigam os documentos de Peter-Hans; (2) examinar documentos que explicitem determinadas dimensões do pensamento de Kolvenbach sobre a Educação Básica nos anos de seu generalato, entre 1983 e 2008; (3) investigar a produção intelectual de PeterHans Kolvenbach com relação à Educação Básica em termos de sua colaboração para a constituição de um processo identitário nas instituições educacionais jesuíticas. Para cumprir tais objetivos, a pesquisa é problematizada a partir dos seguintes interrogantes: (a) que elementos estão presentes no pensamento kolvenbachiano que possibilitam a reflexão sobre os processos identitários da educação da Companhia de Jesus nos séculos XX e XXI?; (b) que implicações e contribuições o pensamento kolvenbachiano ofereceu para a Rede Jesuíta
no que concerne à Educação Básica no Brasil? No decorrer dos capítulos, desenvolve-se a formulação do objeto de pesquisa e a justificativa dos tempos, das pessoas e dos lugares escolhidos. A metodologia utilizada é a análise documental histórica, cuja fonte principal é, neste trabalho, Le Goff (1990). Defende-se a tese que o conjunto do pensamento de PeterHans Kolvenbach para a Educação Básica é um constituinte de contribuições singulares na constituição de um processo identitário relativo à Rede de Educação Jesuíta no Brasil. São apresentados como resultados da pesquisa os seguintes: (i) devido ao pensamento e à atuação de Kolvenbach em seu tempo de generalato (1983-2008), desfez-se o entendimento quanto à necessidade de supressão de colégios como resposta à crise da Companhia em sua sustentabilidade de recursos humanos e financeiros, uma vez que Peter-Hans optou por um caminho alternativo, que via, na atuação e no protagonismo de colaboradores não jesuítas, a possibilidade de equilíbrio e de continuidade renovada para a oferta educacional da Ordem; (ii) é com a contribuição do pensamento kolvenbachiano que se inaugura o intuito de reposicionamento da governança dos colégios, migrando dos jesuítas aos não jesuítas o lugar da docência e da gestão educacional e cabendo àqueles o redespertar do carisma inaciano na educação jesuíta como garantias de uma identidade institucional particular; (iii) é também de Kolvenbach a instauração de um processo que assume como valor identitário a responsabilidade de ofertar a excelência humana no campo da Educação Básica por ser essa uma missão que a Companhia deve entender como sendo um apostolado estratégico para estar presente junto às juventudes nos anos de sua adolescência, momento privilegiado para a confirmação de valores básicos ao ser humano, bem como para estabelecer a tessitura de pontes entre o mundo intelectual e cultural, a formação humanística e o papel crítico-social a ser vivido pelos estudantes no presente e no futuro. Em síntese, pode-se dizer que pesquisar parte da vida de um indivíduo, com foco em seu pensamento e em suas contribuições quanto a temas particulares como a Educação Básica, constituiu-se como uma produção de memória
que pode visibilizar um pensamento educacional original e oportunizar novos estudos que
toquem outros aspectos de relevância para a discussão das identidades na oferta de serviços educacionais, sua ética, seus valores e seus propósitos para a construção de uma sociedade criticamente atenta à finalidade da educação e de sua existência como processo humanístico.; |
Abstract |
This thesis is inserted in the field of History of Education in its links with politics and the
characteristics of an institutional identity. Composed of appropriations of Micro-History
(Ginzburg, 1989, 1991, 2006, 2007; Levi, 2016) and microanalysis (Levi, 1992; Revel,
1998), its object is the educational thought of Peter-Hans Kolvenbach, SJ (1928- 2016),
General Father of the Society of Jesus between the years 1983 and 2008, this being the time frame taken as a reference for this thesis. The focus of the study mobilizes the concept of identity (Hall, 2020, 2022), to investigate whether and how Kolvenbachian thinking about Basic Education had implications for the educational way of proceeding of the Society of Jesus in Brazil, during and after the generalship by Peter-Hans. The general objective is to identify and analyze the intellectual contribution of Father Peter-Hans Kolvenbach, SJ regarding the reconfiguration of Basic Education in Jesuit institutions in Brazil. The specific objectives are: (1) identify and problematize the custody spaces that house Peter-Hans' documents; (2) examine documents that explain certain dimensions of Kolvenbach'sthinking about Basic Education in the years of his generalship, between 1983 and 2008; (3) investigate the intellectual production of Peter-Hans Kolvenbach in relation to Basic Education in terms of his collaboration in the constitution of an identity process in Jesuit educational institutions. To achieve these objectives, the research is problematized based on the following questions: (a) what elements are present in Kolvenbachian thought that enable reflection on the identity processes of education in the Society of Jesus in the 20th and 21st centuries?; (b) what implications and contributions did Kolvenbachian thought offer to the Jesuit Network with regard to Basic Education in Brazil? Throughout the chapters, the formulation of the research object and the justification of the times, people and places chosen are developed. The methodology used is historical documentary analysis, whose main source is, in this work, Le Goff (1990). The thesis is defended that the set of thoughts of Peter-Hans Kolvenbach for Basic Education is a constituent of singular contributions in the constitution of an identity process related to the Jesuit Education Network in Brazil. The following research results are presented: (i) due to Kolvenbach's thoughts and actions during his time as generalate (1983-2008), the understanding regarding the need to suppress schools as a
response to the Company's crisis in its sustainability of human and financial resources, since Peter-Hans opted for an alternative path, which saw, in the action and protagonism of non-Jesuit collaborators, the possibility of balance and renewed continuity for the Order's educational offer; (ii) it is with the contribution of Kolvenbachian thought that the aim of repositioning the governance of schools is inaugurated, migrating from the Jesuits to the non-Jesuits the place of teaching and educational management and it is up to them to reawaken the Ignatian charisma in Jesuit education as guarantees of a particular institutional identity; (iii) Kolvenbach is also responsible for establishing a process that assumes as an identity value the responsibility of offering human excellence in the field of Basic Education, as this is a mission that the Company must understand as being a strategic apostolate to be present among young people in the years of their adolescence, a privileged moment for confirming basic values for human beings, as well as for establishing the weaving of bridges between the intellectual and cultural world, humanistic training and the critical-social role to be lived by students in the present and in the future. In summary, it can be said that researching part of an individual's life, focusing on their thoughts and contributions regarding themes such as Basic Education, constituted a production of memory that can make visible an original and educational thought. provide opportunities for new studies that touch on other aspects of relevance to the discussion of identities in the provision of educational services, their ethics, their values and their purposes for the construction of a society critically attentive to the purpose of education and its existence as a humanistic process.; |
Palavras-chave |
Educação básica; Peter-Hans Kolvenbach; Rede Jesuíta de Educação; Basic education; Jesuit Education Network; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2024-03-27; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13108; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |