Abstract:
A presente tese está inserida no campo da História da Educação em suas vinculações com a política e as características de uma identidade institucional. Composta por apropriações da Micro-História (Ginzburg, 1989, 1991, 2006, 2007; Levi, 2016) e microanálise (Levi, 1992; Revel, 1998), seu objeto é o pensamento educacional de Peter-Hans Kolvenbach, SJ (1928-2016), Prepósito Geral da Companhia de Jesus entre os anos de 1983 e 2008, sendo esse o recorte temporal tomado como referência para esta tese. O enfoque do estudo mobiliza o conceito de identidade (Hall, 2020, 2022), a fim de investigar se e como o pensamento kolvenbachiano acerca da Educação Básica teve implicações no modo educacional de proceder da Companhia de Jesus no Brasil, durante e após o generalato de Peter-Hans. O objetivo geral é identificar e analisar a contribuição intelectual do Padre Peter-Hans Kolvenbach, SJ no que se refere à reconfiguração da Educação Básica nas instituições jesuíticas no Brasil. Os objetivos específicos são: (1) identificar e problematizar os espaços de custódia que abrigam os documentos de Peter-Hans; (2) examinar documentos que explicitem determinadas dimensões do pensamento de Kolvenbach sobre a Educação Básica nos anos de seu generalato, entre 1983 e 2008; (3) investigar a produção intelectual de PeterHans Kolvenbach com relação à Educação Básica em termos de sua colaboração para a constituição de um processo identitário nas instituições educacionais jesuíticas. Para cumprir tais objetivos, a pesquisa é problematizada a partir dos seguintes interrogantes: (a) que elementos estão presentes no pensamento kolvenbachiano que possibilitam a reflexão sobre os processos identitários da educação da Companhia de Jesus nos séculos XX e XXI?; (b) que implicações e contribuições o pensamento kolvenbachiano ofereceu para a Rede Jesuíta
no que concerne à Educação Básica no Brasil? No decorrer dos capítulos, desenvolve-se a formulação do objeto de pesquisa e a justificativa dos tempos, das pessoas e dos lugares escolhidos. A metodologia utilizada é a análise documental histórica, cuja fonte principal é, neste trabalho, Le Goff (1990). Defende-se a tese que o conjunto do pensamento de PeterHans Kolvenbach para a Educação Básica é um constituinte de contribuições singulares na constituição de um processo identitário relativo à Rede de Educação Jesuíta no Brasil. São apresentados como resultados da pesquisa os seguintes: (i) devido ao pensamento e à atuação de Kolvenbach em seu tempo de generalato (1983-2008), desfez-se o entendimento quanto à necessidade de supressão de colégios como resposta à crise da Companhia em sua sustentabilidade de recursos humanos e financeiros, uma vez que Peter-Hans optou por um caminho alternativo, que via, na atuação e no protagonismo de colaboradores não jesuítas, a possibilidade de equilíbrio e de continuidade renovada para a oferta educacional da Ordem; (ii) é com a contribuição do pensamento kolvenbachiano que se inaugura o intuito de reposicionamento da governança dos colégios, migrando dos jesuítas aos não jesuítas o lugar da docência e da gestão educacional e cabendo àqueles o redespertar do carisma inaciano na educação jesuíta como garantias de uma identidade institucional particular; (iii) é também de Kolvenbach a instauração de um processo que assume como valor identitário a responsabilidade de ofertar a excelência humana no campo da Educação Básica por ser essa uma missão que a Companhia deve entender como sendo um apostolado estratégico para estar presente junto às juventudes nos anos de sua adolescência, momento privilegiado para a confirmação de valores básicos ao ser humano, bem como para estabelecer a tessitura de pontes entre o mundo intelectual e cultural, a formação humanística e o papel crítico-social a ser vivido pelos estudantes no presente e no futuro. Em síntese, pode-se dizer que pesquisar parte da vida de um indivíduo, com foco em seu pensamento e em suas contribuições quanto a temas particulares como a Educação Básica, constituiu-se como uma produção de memória
que pode visibilizar um pensamento educacional original e oportunizar novos estudos que
toquem outros aspectos de relevância para a discussão das identidades na oferta de serviços educacionais, sua ética, seus valores e seus propósitos para a construção de uma sociedade criticamente atenta à finalidade da educação e de sua existência como processo humanístico.