Resumo:
Este trabalho teve por objetivo analisar de que forma a gestão do conhecimento contribui na transformação social desenvolvida por faculdades privadas. A metodologia utilizada se constitui através do método qualitativo, pesquisa exploratória, estudo de caso único, bem como buscou-se realizar entrevistas com os egressos e dirigentes da IES objeto de estudo, com o gestor SEBRAE da cidade de Itaberaba/Ba e uma parcela do empresariado local. Com a aplicação do questionário, os dados levantados trouxeram resultados onde se percebe o desconhecimento por parte da população sobre como se desenvolvem as ações e atividades da IES, que necessita de investimento privado para infraestrutura, contratação de profissionais capacitados para exercer suas atividades de forma efetiva. Contudo, as considerações finais são positivas, visto que a pesquisa
proporcionou conhecimento de conceitos não evidentes da IES, do seu papel transformador, bem como o papel da comunidade com essas informações. Foram propostas ações para sanar as fragilidades apresentadas pela IES pesquisada. Com
base nos resultados da pesquisa, foram propostas ações de melhorias, utilizando o
modelo 5w2h.