RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Gestão do conhecimento no ensino superior privado: Instituições de Ensino Superior (IES) como agentes de transformação social

Mostrar registro simples

Autor Ventura, Lenaíla Fernanda Gomes;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1556328998903785;
Orientador Silva, Luciana Maines da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5057065195398465;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Gestão do conhecimento no ensino superior privado: Instituições de Ensino Superior (IES) como agentes de transformação social;
Resumo Este trabalho teve por objetivo analisar de que forma a gestão do conhecimento contribui na transformação social desenvolvida por faculdades privadas. A metodologia utilizada se constitui através do método qualitativo, pesquisa exploratória, estudo de caso único, bem como buscou-se realizar entrevistas com os egressos e dirigentes da IES objeto de estudo, com o gestor SEBRAE da cidade de Itaberaba/Ba e uma parcela do empresariado local. Com a aplicação do questionário, os dados levantados trouxeram resultados onde se percebe o desconhecimento por parte da população sobre como se desenvolvem as ações e atividades da IES, que necessita de investimento privado para infraestrutura, contratação de profissionais capacitados para exercer suas atividades de forma efetiva. Contudo, as considerações finais são positivas, visto que a pesquisa proporcionou conhecimento de conceitos não evidentes da IES, do seu papel transformador, bem como o papel da comunidade com essas informações. Foram propostas ações para sanar as fragilidades apresentadas pela IES pesquisada. Com base nos resultados da pesquisa, foram propostas ações de melhorias, utilizando o modelo 5w2h.;
Abstract This work aimed to analyze how knowledge management contributes to the social transformation developed by private colleges. The methodology used is constituted through the qualitative method, exploratory research, single case study, as well as interviews carried out with the graduates and leaders of the HEI object of study, with the SEBRAE manager of the city of Itaberaba/Ba and a portion of the local businessman. With the application of the questionnaire, the data collected brought results where it was noticed the lack of knowledge on the part of the population about how the actions and activities of the HEI are developed, which requires private investment for infrastructure and hiring trained professionals to carry out their activities effectively. However, the final considerations are positive since the research provided knowledge of non-evident concepts of the HEI, its transforming role, and the role of the community with that information. Actions were proposed to remedy the weaknesses presented by the researched HEI. Based on the research results, improvement actions were proposed using the 5w2h.;
Palavras-chave Gestão; Conhecimento; Educação; Management; Knowledge; Education;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2023-10-21;
Agência de fomento Faculdade de Santa Cruz da Bahia - FSC;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12952;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística