Resumo:
Esta dissertação buscou analisar os efeitos do novo currículo do Ensino Médio implantado em uma escola privada de Porto Alegre, a partir da visão dos sujeitos da
aprendizagem, isto é, dos estudantes. Para tanto, lançou-se a seguinte pergunta: quais as percepções desses estudantes, principalmente os impactados pelo novo currículo, no que se refere às dimensões tidas como inovadoras da trajetória curricular em questão? Diante deste questionamento, construiu-se uma pesquisa de cunho qualitativo, sendo considerado um estudo de caso, cujo procedimento de coleta de dados compreendeu um levantamento, feito por meio de questionário online e grupo focal. Mediante a análise dos dados, foram estabelecidas relações entre aspectos quantitativos e qualitativos, e deles emergiram duas categorias de análise: (i) Tradição e inovação e (ii) Educação e mundo do trabalho. Ao articular os resultados ao referencial teórico da investigação, estruturou-se um dispositivo reflexivo para avaliação curricular. A escolha pela palavra dispositivo se deu por entendê-lo como instrumento capaz de gerar uma ação, qual seja: a avaliação do currículo em vigência no Ensino Médio do Colégio Israelita.