RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

“Educação para um novo tempo”: inovação curricular no contexto do Ensino Médio

Mostrar registro simples

Autor Langer, Gabriella Howes;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7359709718089445;
Orientador Dalla Zen, Laura Habckost;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7299608700756404;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título “Educação para um novo tempo”: inovação curricular no contexto do Ensino Médio;
Resumo Esta dissertação buscou analisar os efeitos do novo currículo do Ensino Médio implantado em uma escola privada de Porto Alegre, a partir da visão dos sujeitos da aprendizagem, isto é, dos estudantes. Para tanto, lançou-se a seguinte pergunta: quais as percepções desses estudantes, principalmente os impactados pelo novo currículo, no que se refere às dimensões tidas como inovadoras da trajetória curricular em questão? Diante deste questionamento, construiu-se uma pesquisa de cunho qualitativo, sendo considerado um estudo de caso, cujo procedimento de coleta de dados compreendeu um levantamento, feito por meio de questionário online e grupo focal. Mediante a análise dos dados, foram estabelecidas relações entre aspectos quantitativos e qualitativos, e deles emergiram duas categorias de análise: (i) Tradição e inovação e (ii) Educação e mundo do trabalho. Ao articular os resultados ao referencial teórico da investigação, estruturou-se um dispositivo reflexivo para avaliação curricular. A escolha pela palavra dispositivo se deu por entendê-lo como instrumento capaz de gerar uma ação, qual seja: a avaliação do currículo em vigência no Ensino Médio do Colégio Israelita.;
Abstract This dissertation sought to analyze the effects of the new High School curriculum implemented in a private school in Porto Alegre, from the point of view of the subjects of learning, that is, the students. To this end, the following question was asked: what are the perceptions of these students, especially those impacted by the new curriculum, with regard to the dimensions considered innovative in the curricular trajectory in question? Faced with this questioning, a qualitative research was built being considered a case study, whose data collection procedure included a survey, carried out through an online questionnaire and a focus group. Through data analysis, relationships were established between quantitative and qualitative aspects, and two categories of analysis emerged: (i) Tradition and innovation and (ii) Education and the world of work. By linking the results to the theoretical framework of the investigation, a reflective device for curriculum evaluation was structured. The choice for the word device was due to understanding it as an instrument capable of generating an action, namely: the evaluation of the curriculum in effect in the High School of Colégio Israelita.;
Palavras-chave Currículo; Novo Ensino Médio; Inovação curricular; Curriculum; New High School; Curriculum innovation;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2023-09-26;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12951;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística