Resumo:
O presente trabalho teve por objetivo estudar as concepções de cooperação e comunidade ética na pesquisa e com gestores educacionais e escolares da Rede Municipal de Ensino de Tupandi, para pensar o seu papel na (re)configuração da educação. Uma das preocupações desta pesquisa foi a de aprofundar o tema da cooperação na interface com a comunidade ética na Contemporaneidade, cujas subjetividades são produzidas em grande medida a partir das transformações do mundo do trabalho, da dinâmica da concorrência, da individualização, do eu que não coopera. Assim, é essencial compreender o tempo presente e seus impactos nos nossos modos de ser e de estar no mundo, e nos coletivos que compomos com outros. Os objetivos do estudo foram: compreender as mudanças no mundo do trabalho e seus efeitos para a não cooperação; compreender a importância da artesania e do trabalho bem-feito e a importância da confiança para a cooperação; adensar e compreender as concepções de cooperação e comunidade ética e sua relação com a gestão educacional. Para tal, buscou-se compreender e adensar os conceitos de cooperação e comunidade ética a partir dos estudos de Sennett (2019, 2020 e 2021) e Bauman (2003). A pesquisa teve como campo empírico o município de Tupandi/RS; e adotou como procedimento metodológico a pesquisa-formação e como técnica: grupo focal, que foi realizado com gestores educacionais (Secretaria Municipal de Educação) e com gestoras das escolas da Rede Municipal de Ensino. Como principais resultados, destacam-se o adensamento conceitual sobre cooperação e comunidade ética, bem como a sua contribuição ao campo da gestão educacional; a gestão dos tempos e espaços, a relevância da pluralidade, a formação continuada em serviço, como centrais para a reconfiguração da educação; a importância da artesania, do fazer benfeito, como uma grande ferramenta de desenvolvimento de habilidades sociais. Dois produtos resultaram desta pesquisa intervenção: uma Carta de Intenções da Gestão Educacional e Escolar para o Futuro da Educação de Tupandi, que foi construída com os gestores a partir da pesquisa-formação; e a construção da Fase 2 do Programa de Profissionalização da Gestão Educacional – (PPGE) da Sicredi Serrana/RS/ES.