Autor |
München, Gabriel; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/6979864376989092; |
Orientador |
Klaus, Viviane; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/8988903289836641; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
(Re)Configuração da educação por meio da atuação da gestão educacional : contribuições dos conceitos de cooperação e comunidade ética; |
Resumo |
O presente trabalho teve por objetivo estudar as concepções de cooperação e comunidade ética na pesquisa e com gestores educacionais e escolares da Rede Municipal de Ensino de Tupandi, para pensar o seu papel na (re)configuração da educação. Uma das preocupações desta pesquisa foi a de aprofundar o tema da cooperação na interface com a comunidade ética na Contemporaneidade, cujas subjetividades são produzidas em grande medida a partir das transformações do mundo do trabalho, da dinâmica da concorrência, da individualização, do eu que não coopera. Assim, é essencial compreender o tempo presente e seus impactos nos nossos modos de ser e de estar no mundo, e nos coletivos que compomos com outros. Os objetivos do estudo foram: compreender as mudanças no mundo do trabalho e seus efeitos para a não cooperação; compreender a importância da artesania e do trabalho bem-feito e a importância da confiança para a cooperação; adensar e compreender as concepções de cooperação e comunidade ética e sua relação com a gestão educacional. Para tal, buscou-se compreender e adensar os conceitos de cooperação e comunidade ética a partir dos estudos de Sennett (2019, 2020 e 2021) e Bauman (2003). A pesquisa teve como campo empírico o município de Tupandi/RS; e adotou como procedimento metodológico a pesquisa-formação e como técnica: grupo focal, que foi realizado com gestores educacionais (Secretaria Municipal de Educação) e com gestoras das escolas da Rede Municipal de Ensino. Como principais resultados, destacam-se o adensamento conceitual sobre cooperação e comunidade ética, bem como a sua contribuição ao campo da gestão educacional; a gestão dos tempos e espaços, a relevância da pluralidade, a formação continuada em serviço, como centrais para a reconfiguração da educação; a importância da artesania, do fazer benfeito, como uma grande ferramenta de desenvolvimento de habilidades sociais. Dois produtos resultaram desta pesquisa intervenção: uma Carta de Intenções da Gestão Educacional e Escolar para o Futuro da Educação de Tupandi, que foi construída com os gestores a partir da pesquisa-formação; e a construção da Fase 2 do Programa de Profissionalização da Gestão Educacional – (PPGE) da Sicredi Serrana/RS/ES.; |
Abstract |
This study aimed to investigate the conceptions of cooperation and ethical community in research and among educational managers in the Municipal Education Network of Tupandi to contemplate their role in the (re)configuration of education. One of the concerns of this research was to delve into the theme of cooperation in relation to the ethical community in contemporaneity, where subjectivities are largely shaped by changes in the world of work, the dynamics of competition, individualization, and the lack of collaboration. Therefore, it is crucial to understand the present moment and its impacts on our ways of being in the world and the groups to which we belong. The objectives of this study were: to understand changes in the world of work and their effect on the lack of cooperation; to comprehend the importance of skill and well-executed work, as well as the relevance of trust in cooperation; to deepen the understanding of the conceptions of cooperation and ethical community and their relationship with educational management. To achieve this, we sought to understand and deepen the concepts of cooperation and ethical community based on the studies of Sennett (2019, 2020, and 2021) and Bauman (2003). The municipality of Tupandi/RS served as the empirical field for this research, and research-training was adopted as the methodological procedure, with the technique of focus groups, conducted with educational managers from the Municipal Education Department and school administrators in the Municipal Education Network. The main results include a conceptual deepening of cooperation and ethical community, as well as its contribution to the field of educational management; time and space management, the importance of diversity, ongoing workplace training as central elements in the reconfiguration of education, and the value of craftsmanship and well-executed work as powerful tools for the development of social skills. As products of this intervention research, we highlight a Letter of Intent from Educational and School Management for the Future of Education in Tupandi, developed in collaboration with the managers from the research-training, and the construction of Phase 2 of the Educational Management Professionalization Program (PPGE).; |
Palavras-chave |
Cooperação; Cooperativismo; Comunidade ética; Artesania; Gestão educacional; Carta de intenções; Cooperation; Cooperativism; Ethical community; Craftsmanship; Educational management; Letter of intentions; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2023-10-31; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12949; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |