Resumo:
Em um momento de profundas mudanças sociais na sociedade brasileira e por
consequência nas Políticas Públicas, faz-se necessário analisar e compreender os
impactos que as mesmas têm no conjunto da sociedade. Nesse sentido a presente
dissertação é resultado de um longo trabalho de pesquisa que procura apresentar através de um estudo de caso uma análise sociológica a respeito da percepção dos professores de uma escola pública estadual que compõem a rede estadual de ensino do estado do Rio Grande do Sul, Brasil sobre os impactos que as políticas públicas de educação tem na chamada burocracia do nível de rua e por consequência na forma como estes professores exercem o seu trabalho docente em um cenário de desmantelamento e desmonte nas diferentes esferas que compõem a educação pública no Brasil. Também compõem o desenvolvimento desta Dissertação a análise sociológica acerca dos processos que envolvem as políticas de austeridade, trazendo como exemplo a Proposta de Emenda à Constituição 241 / Emenda Constitucional 95 e os seus impactos mais concretos à educação pública básica brasileira.