Autor |
Nascimento, Mateus Henrique Jung; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/2650607369906733; |
Orientador |
Dowbor, Monika Weronika; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9020322641323049; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Políticas de austeridade na educação básica: um estudo das percepções de professores de uma escola estadual no Rio Grande do Sul; |
Resumo |
Em um momento de profundas mudanças sociais na sociedade brasileira e por
consequência nas Políticas Públicas, faz-se necessário analisar e compreender os
impactos que as mesmas têm no conjunto da sociedade. Nesse sentido a presente
dissertação é resultado de um longo trabalho de pesquisa que procura apresentar através de um estudo de caso uma análise sociológica a respeito da percepção dos professores de uma escola pública estadual que compõem a rede estadual de ensino do estado do Rio Grande do Sul, Brasil sobre os impactos que as políticas públicas de educação tem na chamada burocracia do nível de rua e por consequência na forma como estes professores exercem o seu trabalho docente em um cenário de desmantelamento e desmonte nas diferentes esferas que compõem a educação pública no Brasil. Também compõem o desenvolvimento desta Dissertação a análise sociológica acerca dos processos que envolvem as políticas de austeridade, trazendo como exemplo a Proposta de Emenda à Constituição 241 / Emenda Constitucional 95 e os seus impactos mais concretos à educação pública básica brasileira.; |
Abstract |
At time of profound social changes in Brazilian society and consequently in Public Policies, it is necessary to analyze and understand the impacts they have on society as a whole. In this sense, this dissertation is the result of a long research work that seeks to present, through a case study, a sociological analysis regarding the perception of teachers at a state public school that make up the state education network in the state of Rio Grande do Sul, Brazil on the impacts that public education policies have on the so-called street-level bureaucracy and consequently on the way these teachers carry out their teaching work in a scenario of dismantling in the different spheres that make up public education in Brazil. This Dissertation also includes a sociological analysis of the processes involving austerity policies, bringing as an example the Proposed Amendment to the Constitution 241 / Constitutional Amendment 95 and its more concrete impacts on Brazilian basic public education.; En un momento de profundos cambios sociales en la sociedad brasileña y
consecuentemente en las Políticas Públicas, es necesario analizar y comprender los
impactos que tienen sobre la sociedad en su conjunto. Fruto de un prolongado trabajo
de investigación, esta disertación busca presentar, a través de un estudio de caso, un
análisis sociológico acerca de la percepción de los docentes de una escuela pública
estatal que integran el red estatal de educación en el estado de Rio Grande do Sul,
Brasil sobre los impactos que las políticas públicas de educación tienen sobre la
llamada burocracia de nivel de calle y consecuentemente sobre la forma en que estos
docentes realizan su labor docente en un escenario de desmantelamiento y
desmantelamiento en las diferentes esferas que componen la educación pública en
Brasil. También forma parte del desarrollo de esta disertación el análisis sociológico
de los procesos que involucran políticas de austeridad, trayendo como ejemplo la
Propuesta de Enmienda a la Constitución 241 / Enmienda Constitucional 95 y sus
impactos más concretos en la educación pública básica brasileña.; |
Palavras-chave |
Educação pública; Políticas públicas; Austeridade; Burocracia do nível de rua; Desmonte do Estado; Public education; Public policy; Austerity; Street level bureaucracy; Dismantling the State; Educación pública; Austeridad; Burocracia a pie de calle; Desmantelamiento del Estado; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Sociologia; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2023-10-03; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12905; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais; |