Resumo:
O resultado deste trabalho é fruto de uma experimentação pedagógica com livros informativos, realizada durante os meses de outubro e dezembro de dois mil e vinte e dois, com uma turma de vinte e quatro crianças do ensino fundamental, da Escola Municipal de Educação Básica Professora Tereza Lobo, localizada no município de Cuiabá/MT. A pesquisa objetivou compreender as características que compõem o livro informativo e refletir como ele pode estar presente no cotidiano do ensino fundamental para o desenvolvimento da leitura e do letramento científico. Os aportes teóricos que sustentaram este trabalho estão alicerçados em diversos autores como: Carreras (1989); Campos (2016); e, em especial, Garralón (2015) por caracterizar e inovar as singularidades desta categoria de livros. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, com ênfase na pesquisa com crianças. Serviram como instrumentos de produção de dados, observação participante, a roda de conversa, diários de campo, registros fotográficos, gravação de voz, desenho e entrevistas. Ao final da pesquisa, observou-se que a multimodalidade favoreceu a relação das crianças com os conteúdos do livro informativo, estimulando a participação e a leitura por parte das crianças que ainda não dominam completamente a decodificação ortográfica. Além disso, por meio dessa experimentação, as crianças construir interações enriquecedoras entre elas, mostrando que a oralidade tem um papel importante no sentido de compreender, perceber e experimentar o mundo ao seu redor. Por fim, as provocações oriundas da experimentação com os livros informativos estimularam a prática da escrita, contribuindo para a estruturação, narração e expressão de seus pensamentos de maneira mais articulada.