RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

O livro informativo e a popularização da ciência no ensino fundamental: experimentação pedagógica em uma escola pública no Mato Grosso

Mostrar registro simples

Autor Gomes, Mariley Ferreira;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1774378732406465;
Orientador Fochi, Paulo Sergio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4284708571035688;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título O livro informativo e a popularização da ciência no ensino fundamental: experimentação pedagógica em uma escola pública no Mato Grosso;
Resumo O resultado deste trabalho é fruto de uma experimentação pedagógica com livros informativos, realizada durante os meses de outubro e dezembro de dois mil e vinte e dois, com uma turma de vinte e quatro crianças do ensino fundamental, da Escola Municipal de Educação Básica Professora Tereza Lobo, localizada no município de Cuiabá/MT. A pesquisa objetivou compreender as características que compõem o livro informativo e refletir como ele pode estar presente no cotidiano do ensino fundamental para o desenvolvimento da leitura e do letramento científico. Os aportes teóricos que sustentaram este trabalho estão alicerçados em diversos autores como: Carreras (1989); Campos (2016); e, em especial, Garralón (2015) por caracterizar e inovar as singularidades desta categoria de livros. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, com ênfase na pesquisa com crianças. Serviram como instrumentos de produção de dados, observação participante, a roda de conversa, diários de campo, registros fotográficos, gravação de voz, desenho e entrevistas. Ao final da pesquisa, observou-se que a multimodalidade favoreceu a relação das crianças com os conteúdos do livro informativo, estimulando a participação e a leitura por parte das crianças que ainda não dominam completamente a decodificação ortográfica. Além disso, por meio dessa experimentação, as crianças construir interações enriquecedoras entre elas, mostrando que a oralidade tem um papel importante no sentido de compreender, perceber e experimentar o mundo ao seu redor. Por fim, as provocações oriundas da experimentação com os livros informativos estimularam a prática da escrita, contribuindo para a estruturação, narração e expressão de seus pensamentos de maneira mais articulada.;
Abstract This work is the result of a pedagogical experiment with informative books, carried out during the months of October and December 2022, with a class of twentyfour elementary school children from Escola Municipal de Educação Básica Professora Tereza Lobo, located in the municipality of Cuiabá/MT. The research aimed to understand the characteristics that make up the informative book and reflect on how it can be present in everyday elementary school life for the development of reading and scientific literacy. The theoretical contributions that supported this work are based on several authors such as: Carreras (1989); Campos (2016); and, in particular, Garralón (2015) for characterizing and innovating the singularities of this category of books. The research is qualitative, of the case study type, with an emphasis on research with children. They served as instruments for data production, participant observation, conversation circles, field diaries, photographic records, voice recording, drawing and interviews. At the end of the research, it was observed that multimodality favored the children's relationship with the contents of the informative book, encouraging participation and reading by children who have not yet completely mastered spelling decoding. Furthermore, through this experimentation, children build enriching interactions between themselves, showing that orality has an important role in understanding, perceiving and experiencing the world around them. Finally, the provocations arising from the experimentation with informative books stimulated the practice of writing, contributing to the structuring, narration and expression of their thoughts in a more articulated way.;
Palavras-chave Livro informativo; Ensino fundamental; Pesquisa com crianças; Estudo de caso; Popularização da ciência; Informative book; Elementary school; Research with children; Case study; Popularization of science;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2023-11-13;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12887;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística