Resumo:
Este trabalho faz uma narrativa da fundação da Rede Jesuíta de Educação
(RJE) e da construção e implementação do seu Projeto Educativo Comum (PEC),
considerando como recorte temporal o período de 2014, fundação da RJE, a 2020,
conclusão do 1º Ciclo de Implementação do PEC. A pesquisa foi feita a partir de três
fontes de dados: análise documental, aplicação de questionários e sistematização de
experiência. Para chegar ao relato da fundação da RJE, foram apresentados, em
traços amplos, o surgimento e o desenvolvimento da educação na Companhia de
Jesus e o movimento de renovação da Educação Básica a partir dos anos 1960.
Grande parte da bibliografia se estrutura na literatura jesuíta, com quase quinhentos
anos de produção textual e amplo espectro de abrangência, com destaque para o
“Ratio Studiorum” (1599), um grande legado jesuíta, “Características da Educação da
Companhia de Jesus” (1986), “Pedagogia Inaciana: uma proposta prática” (1993) e
“Colégios Jesuítas: uma tradição viva no século XXI” (2019). Ainda como base teórica,
adotaram-se Werle (2001), Corsetti (2006), Sander (2005), Cellard (2008), Castells
(2006) e Lowney (2015). Na metodologia, com Goldenberg (2004) e Bardin (2016),
são apresentadas as definições para o desenvolvimento da pesquisa, destacando a
aplicação de questionários e da “sistematização da experiência”, considerando Jara
(2006) como um referencial teórico-metodológico significativo. A partir de um
questionário aberto, respondido por educadores da Rede Jesuíta de Educação que
participaram ativa e efetivamente do processo de criação e estruturação da Rede,
coletaram-se depoimentos e percepções sobre o desenvolvimento e implementação
do PEC. Do entrecruzamento dessas informações, criou-se um amplo mapa de leitura,
que possibilitou a análise, a narrativa e a identificação de acertos e desacertos desse
processo, com destaque para falas e silenciamentos. Concluiu-se que relevante para
a fundação da Rede Jesuíta de Educação foi a participação do maior número possível
de educadores no processo, para que a comunidade, posteriormente, se
comprometesse com a missão, a visão, os princípios e os valores institucionais e as
práticas indicadas pela rede. Além disso, revelou a importância de gestores (locais e
da rede) comprometidos com o processo e abertos ao trabalho colaborativo, assim
como a presença de uma coordenação central e unificadora - o Escritório da RJE -
para articulação, apoio e acompanhamento dos processos na rede e nas unidades