Resumo:
Práticas de decisão representam um desafio para as lideranças; em especial, quando a instituição perpassa momentos de adversidade e mudanças. Com a pandemia de Covid-19, as organizações vivenciaram um período de crise, permeado pela imprevisibilidade. Hoje, passado o período pandêmico, ainda lidamos com os sintomas desta realidade que, juntamente com fatores internos e externos, influenciam o modo dos líderes conduzirem planejamentos e ações. Desta forma, apresenta-se como objetivo principal deste trabalho, analisar o papel da liderança da instituição educacional (Colégio Sagrado Coração de Jesus – Bento Gonçalves/RS) nas práticas de decisão em um ambiente de crise com vistas a indicar pontos de convergência e divergência das ações em diálogo com a Rede. O referencial teórico aborda mudança e cultura organizacional, gestão de pessoas, aprendizagem organizacional e competências, gestão educacional e liderança no ambiente escolar, valores individuais e coletivos, qualidade relacional. A pesquisa classifica-se como um estudo misto, sendo qualitativo e quantitativo, de caráter exploratório-descritivo. A coleta de dados é mista, com questionário, entrevistas semiestruturadas e análise documental. A análise de dados é realizada através da triangulação de informações, dados e evidências dos diferentes instrumentos aplicados. A partir dos dados coletados e analisados, verifica-se a necessidade de fomento em algumas questões específicas, tais como: incremento na comunicação integrada tanto na Unidade Educacional quanto do Colégio com a Rede, fortalecimento de uma cultura de feedback tanto na escola como em diálogo com a Rede, busca de decisões colaborativas no limite das possibilidades. Como resultado do presente estudo, foi gerado um framework que aponta para questões específicas, servindo como orientador de melhores decisões em um contexto de crise.