Autor |
Premaor, Giovana Giusti; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/4882455275227852; |
Orientador |
Cabral, Patrícia Fagundes Martins; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/7731529054849431; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Liderança e decisão em um momento de crise: um estudo em uma unidade educacional; |
Resumo |
Práticas de decisão representam um desafio para as lideranças; em especial, quando a instituição perpassa momentos de adversidade e mudanças. Com a pandemia de Covid-19, as organizações vivenciaram um período de crise, permeado pela imprevisibilidade. Hoje, passado o período pandêmico, ainda lidamos com os sintomas desta realidade que, juntamente com fatores internos e externos, influenciam o modo dos líderes conduzirem planejamentos e ações. Desta forma, apresenta-se como objetivo principal deste trabalho, analisar o papel da liderança da instituição educacional (Colégio Sagrado Coração de Jesus – Bento Gonçalves/RS) nas práticas de decisão em um ambiente de crise com vistas a indicar pontos de convergência e divergência das ações em diálogo com a Rede. O referencial teórico aborda mudança e cultura organizacional, gestão de pessoas, aprendizagem organizacional e competências, gestão educacional e liderança no ambiente escolar, valores individuais e coletivos, qualidade relacional. A pesquisa classifica-se como um estudo misto, sendo qualitativo e quantitativo, de caráter exploratório-descritivo. A coleta de dados é mista, com questionário, entrevistas semiestruturadas e análise documental. A análise de dados é realizada através da triangulação de informações, dados e evidências dos diferentes instrumentos aplicados. A partir dos dados coletados e analisados, verifica-se a necessidade de fomento em algumas questões específicas, tais como: incremento na comunicação integrada tanto na Unidade Educacional quanto do Colégio com a Rede, fortalecimento de uma cultura de feedback tanto na escola como em diálogo com a Rede, busca de decisões colaborativas no limite das possibilidades. Como resultado do presente estudo, foi gerado um framework que aponta para questões específicas, servindo como orientador de melhores decisões em um contexto de crise.; |
Abstract |
The practices of decision represent a challenge to the leaders, in special when the institution faces moments of adversity and changes. With the Covid-19 pandemic, the organizations experienced a period of crisis, permeated by umpredictability. Today, passed this pandemic period, we still deal with the symptoms of this reality that along with internal and external factors, influence the way leaders conduct planning and actions. Thus, the main aim of this work is to analyze the role of the leadership of the educational institution (Colégio Sagrado Coração de Jesus – Bento Gonçalves/RS) in decision making practices in an evironment of crisis to indicate convergence and divergence points of the actions in dialogue with the Rede. The theoretical reference approaches change and organizational culture, people management, organizational learning and competences, educational management and leadership in the school environment, individual and collective values, relational quality. The research classifies as a mixed study, being qualitative and quantitative, of exploratory-descriptive character. The data collection is mixed, with questionnaire, semistructured intervies and document analysis. The data analysis is made through triangulation of information, data and evidences from the different instruments applied. From the data collected and analyzed, it is seen that there is need to foment some specific issues, such as: to increment in the integrated communication both in the Educational Unit and the school with the Rede, to strenghten a feedback culture both in the school and in dialogue with the Rede, to seek for collaborative decisions within the limits os the possibilities. As a result of the presente study, it was generated a framework serving as an orientator for better decisions in a context of crisis.; |
Palavras-chave |
Liderança; Tomada de decisão; Gestão educacional; Crise; Leadership; Decision making; Educational management; Crisis; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2023-08-29; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12848; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |