Resumo:
O presente trabalho se fundamenta na constatação de que a população de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), ainda permanece invisível no ambiente escolar, sendo relegada às margens de planejamentos e principais ações educacionais. Diante disso, surge a necessidade de se investigar e compreender de forma mais aprofundada a seguinte questão: Quais são as concepções dos gestores educacionais de instituições públicas e privadas sobre a importância da inclusão da temática das Altas Habilidades/Superdotação na formação continuada para professores? Com o propósito de abordar de maneira abrangente este problema de pesquisa, estabeleceu-se o seguinte objetivo geral: Analisar como os gestores educacionais de instituições públicas e privadas, que atuam em Porto Alegre e grande Porto Alegre, entendem a inclusão da temática das Altas Habilidades/Superdotação na formação continuada para professores, verificando o impacto da socialização da pesquisa com os participantes no período de outubro a dezembro de 2022. O referencial teórico sobre AH/SD baseou-se em Renzulli (1978, 1986, 2016), Virgolim (2007,2014), Pérez (2006, 2010, 2016); sobre a Inteligência, Gardner (1995,2001) e sobre a Inclusão, Mantoan (2006), entre outros, reconhecidos por suas pesquisas, seus conhecimentos empíricos e suas colaborações para a consolidação e discussão de conceitos. Quanto à metodologia adotada, optou-se por uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, utilizando a entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dados. Foram entrevistadas nove gestoras educacionais, atuantes em cinco escolas privadas e quatro em escolas públicas de Porto Alegre e Grande Porto Alegre. A coleta, organização e análise dos dados das entrevistas forneceram informações que apontam para a ausência da temática das AH/SD nas formações acadêmicas em licenciatura e nas formações continuadas para professores, dificultando a compreensão dos profissionais em relação ao comportamento em AH/SD e a identificação destes estudantes na escola.