Autor |
Deos, Maristela Cernicchiaro; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/9268094344085156; |
Orientador |
Rocha, Maria Aparecida Marques da; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/946295246910405; |
Co-orientador |
Pérez Barrera, Susana Graciela; |
Lattes do co-orientador |
http://lattes.cnpq.br/8852536944800709; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Altas habilidades/superdotação: um desafio contemporâneo para a gestão educacional; |
Resumo |
O presente trabalho se fundamenta na constatação de que a população de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), ainda permanece invisível no ambiente escolar, sendo relegada às margens de planejamentos e principais ações educacionais. Diante disso, surge a necessidade de se investigar e compreender de forma mais aprofundada a seguinte questão: Quais são as concepções dos gestores educacionais de instituições públicas e privadas sobre a importância da inclusão da temática das Altas Habilidades/Superdotação na formação continuada para professores? Com o propósito de abordar de maneira abrangente este problema de pesquisa, estabeleceu-se o seguinte objetivo geral: Analisar como os gestores educacionais de instituições públicas e privadas, que atuam em Porto Alegre e grande Porto Alegre, entendem a inclusão da temática das Altas Habilidades/Superdotação na formação continuada para professores, verificando o impacto da socialização da pesquisa com os participantes no período de outubro a dezembro de 2022. O referencial teórico sobre AH/SD baseou-se em Renzulli (1978, 1986, 2016), Virgolim (2007,2014), Pérez (2006, 2010, 2016); sobre a Inteligência, Gardner (1995,2001) e sobre a Inclusão, Mantoan (2006), entre outros, reconhecidos por suas pesquisas, seus conhecimentos empíricos e suas colaborações para a consolidação e discussão de conceitos. Quanto à metodologia adotada, optou-se por uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, utilizando a entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dados. Foram entrevistadas nove gestoras educacionais, atuantes em cinco escolas privadas e quatro em escolas públicas de Porto Alegre e Grande Porto Alegre. A coleta, organização e análise dos dados das entrevistas forneceram informações que apontam para a ausência da temática das AH/SD nas formações acadêmicas em licenciatura e nas formações continuadas para professores, dificultando a compreensão dos profissionais em relação ao comportamento em AH/SD e a identificação destes estudantes na escola.; |
Abstract |
The present work is based on the realization that the population of students with High Abilities/Giftedness (AH/SD) still remains invisible in the school environment, being relegated to the margins of planning and main educational actions. In view of this, there is a need to investigate and understand in more depth the following question: What are the conceptions of educational managers of public and private institutions about the importance of including the theme of High Skills / Giftedness in continuing education for teachers? In order to comprehensively address this research problem, the following general objective was established: To analyze how educational managers of public and private institutions, who work in Porto Alegre and greater Porto Alegre, understand the inclusion of the theme of High Skills / Giftedness in continuing education for teachers, verifying the impact of the socialization of the research with the participants in the period from October to December 2022. The theoretical framework on AH/SD was based on Renzulli (1978, 1986, 2016), Virgolim (2007,2014), Pérez (2006, 2010, 2016); on Intelligence, Gardner (1995,2001) and on Inclusion, Mantoan (2006), among others, recognized for their research, their empirical knowledge and their collaborations for the consolidation and discussion of concepts. As for the methodology adopted, we opted for a qualitative, exploratory research using the semi-structured interview as a data collection technique. Nine educational managers were interviewed, working in five private schools and four in public schools in Porto Alegre and Greater Porto Alegre. The collection, organization and analysis of the interview data provided information that points to the absence of the theme of HS/G in academic training in undergraduate and continuing training for teachers, hindering the understanding of professionals in relation to HS/G behavior and the identification of these students in school.; |
Palavras-chave |
Altas habilidades/superdotação; Gestão educacional; Formação continuada para professores; High abilities/giftedness; Educational management; Continuing education for teachers; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2023-08-23; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12780; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |