Resumo:
Esta dissertação tem como tema a compreensão da gestão da orientação educacional quanto ao relacionamento construído/estabelecido entre a Família e a Escola. Para que isso fosse possível iniciou-se com uma pesquisa bibliográfica sobre a história da Orientação Educacional no Brasil associada às funções dos orientadores Educacionais do Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Bento Gonçalves e com uma entrevista a um dos membros da AOERGS – Associação dos Orientadores Educacionais do Rio Grande Do Sul. Ademais, foram apresentadas concepções acerca das Instituições Escola e da Família, a fim de entendermos os processos da orientação educacional no Colégio. A coleta de dados se deu por meio da análise das fichas de atendimentos às famílias dos educandos, do primeiro ano, quinto ano e nono ano do Ensino Fundamental, do último semestre de 2021 e do primeiro semestre de 2022. Além de que foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas com as duas orientadoras educacionais que acompanham os níveis de Ensino do Colégio. O referencial teórico fundamentou-se em autores como Grinspun, Libâneo, Sennet, Charlot, Boff, Freire, Gomes, entre outros. Os resultados apontaram que a orientação educacional possui clareza quanto às funções que necessita desenvolver no contexto escolar, porém às vezes ainda é impedida de as realizar, devido ao aligeiramento vivido pela sociedade e que encontra respaldo no cotidiano da escola nos dias de hoje. Um outro ponto destacado do resultado é que os orientadores compreendem o relacionamento Família e Escola, sendo que possuem uma relação de respeito, no entanto, a gestão do orientador educacional necessita ser problematizada para um melhor acompanhamento das crianças e adolescentes. Como ação interventiva, pensou-se em momentos de estudo sobre o Projeto Político Pedagógico e encontros semanais de troca de informações, olhar atento e escuta, na busca de uma gestão escolar mais reflexiva.