Autor |
Balbinot, Dejane; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/1534356668477494; |
Orientador |
Costa, Daianny Madalena; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/7960706094337238; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Orientador educacional: gestão e relação família e escola; |
Resumo |
Esta dissertação tem como tema a compreensão da gestão da orientação educacional quanto ao relacionamento construído/estabelecido entre a Família e a Escola. Para que isso fosse possível iniciou-se com uma pesquisa bibliográfica sobre a história da Orientação Educacional no Brasil associada às funções dos orientadores Educacionais do Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Bento Gonçalves e com uma entrevista a um dos membros da AOERGS – Associação dos Orientadores Educacionais do Rio Grande Do Sul. Ademais, foram apresentadas concepções acerca das Instituições Escola e da Família, a fim de entendermos os processos da orientação educacional no Colégio. A coleta de dados se deu por meio da análise das fichas de atendimentos às famílias dos educandos, do primeiro ano, quinto ano e nono ano do Ensino Fundamental, do último semestre de 2021 e do primeiro semestre de 2022. Além de que foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas com as duas orientadoras educacionais que acompanham os níveis de Ensino do Colégio. O referencial teórico fundamentou-se em autores como Grinspun, Libâneo, Sennet, Charlot, Boff, Freire, Gomes, entre outros. Os resultados apontaram que a orientação educacional possui clareza quanto às funções que necessita desenvolver no contexto escolar, porém às vezes ainda é impedida de as realizar, devido ao aligeiramento vivido pela sociedade e que encontra respaldo no cotidiano da escola nos dias de hoje. Um outro ponto destacado do resultado é que os orientadores compreendem o relacionamento Família e Escola, sendo que possuem uma relação de respeito, no entanto, a gestão do orientador educacional necessita ser problematizada para um melhor acompanhamento das crianças e adolescentes. Como ação interventiva, pensou-se em momentos de estudo sobre o Projeto Político Pedagógico e encontros semanais de troca de informações, olhar atento e escuta, na busca de uma gestão escolar mais reflexiva.; |
Abstract |
This dissertation has as its theme the understanding of the management of educational guidance regarding the relationship built/established between the Family and the School. For this to be possible, it began with a bibliographical research on the history of Educational Guidance in Brazil associated with the functions of educational advisors at Colégio Sagrado Coração de Jesus, in Bento Gonçalves, and with an interview with one of the members of AOERGS – Associação dos Orientadores Educacionais do Rio Grande Do Sul. Furthermore, conceptions about School and Family Institutions were also presented, in order to understand the processes of educational guidance in the school. Data collection was carried out through the analysis of the records of assistance to the families of students from the first year, fifth ear and ninth ear of Elementary School, from the last semester of 2021 and the first semester of 2022. In addition, semi-structured individual sessions interviews were carried out with the two educational advisors who monitor the School's teaching levels. The theoretical framework was based on authors such as Grinspun, Libâneo, Sennet, Charlot, Boff, Freire, Gomes, among others. The results showed that educational guidance is clear about the functions it needs to develop in the school context, but sometimes it is still prevented from performing them, due to the lightening experienced by society and that finds support in the daily life of the school today. Another point highlighted in the result is that the advisors understand the relationship between Family and School, and that they have a respectful relationship, however, the management of the educational advisor needs to be problematized for a better monitoring of children and adolescents. As an interventional action, moments of study on the Pedagogical Political Project and weekly meetings for the exchange of information, attentive look and listening were thought, in the search for a more reflective school management.; |
Palavras-chave |
Família; Escola; Orientação educacional; Family; School; Educational orientation; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2023-07-20; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12778; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |