Autor |
Oliveira, Luthiane Miszak Valença de; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/7917048707380735; |
Orientador |
Silva, Roberto Rafael Dias da; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/3180659616699939; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Ensino médio e a construção de projetos de vida das juventudes: história e narrativas do currículo; |
Resumo |
A presente tese objetiva investigar os sentidos formativos que estiveram presentes na
construção dos projetos de vida, nas experiências dos sujeitos e nos currículos escolares
do Ensino Médio brasileiro nas últimas cinco décadas e, dessa maneira, não entende o
projeto de vida como componente/disciplina escolar, como vem sendo tratado atualmente. Esta pesquisa, que se inscreve no campo dos Estudos Curriculares, utilizou vertentes contemporâneas da teoria crítica e apostou na potência das entrevistas narrativas à luz da teoria de Goodson, entendendo que questões biográficas podem conectar-se com agendas comuns. O corpus empírico é formado por quatorze narrativas de ex-estudantes de Ensino Médio, os quais concluíram essa trajetória formativa entre as décadas de 1970-2020. Os seguintes sentidos emergiram em torno da construção dos projetos de vida ao longo do tempo: a) a construção do projeto de vida como formação técnica voltada para o prosseguimento dos estudos e para a constituição profissional; b) a construção dos projetos de vida a partir da sua relação com as identidades, as expressões culturais e as habilidades pessoais; c) a construção do projeto como formação para a cidadania com vistas à atuação e à convivência cidadã e democrática. A tese desta pesquisa sustenta que o neoliberalismo tende a fragilizar a construção de projetos de vida consistentes e plurais, os quais alcancem as múltiplas nuances e necessidades da condição juvenil. Portanto, busca adentrar a luta política em torno desse conceito, dos seus objetivos e dos caminhos para a sua construção, entendendo-os como projeto(s) de vida em/com e para a vida em sociedade. Ao defender o conceito plural de projetos e de vidas, esta tese não compactua com o entendimento das políticas atuais sobre projeto de vida e, em contrapartida, reforça o entendimento das juventudes a partir de suas diversas formas de vida, de expressão e suscetíveis a variadas provas e contingências. Assim, aposta-se em um currículo que pense a construção desses projetos em sociedade, ressaltando a dimensão comunitária e coletiva; com a sociedade, entendendo que a escolha precisa ser educada e acompanhada e que os sujeitos não podem ser responsabilizados individualmente por seus fracassos e sucessos; para a vida em sociedade, abarcando a necessidade incontornável de voltar-se para uma vida construída pela via do comum, em que a cidadania e a convivência democrática são elementos essenciais.; |
Abstract |
The thesis aimed at investigating the formative motivation that have been present in the
construction of the life project and in the curriculum for the public Brazilian states’ high
school in the last five centuries, so it is not, in any matter, related to the concept of life
project as a subject/school content. This study is under the circle of Studies about
Curriculum, it used contemporary arguments from the critical theory and bet on the
potency of the narrative interview in reads of Goodson, I understand that biographical
connections may connect to the common agendas. The empirical corpus is made of
fourteen narratives by previous students at a High School, who had finished between
1970s to 2020. From the analysis and problematization of the narratives emerged the
following topics around the construction of life projects: a) the construction of a life
project as a technical constitution aimed on the continuation of studies and for the work
life; b) the construction of life projects as from its relation with identities, cultural
expression and personal abilities in which each had different doings from their plural lives
in society; c) the construction of the plan as a citizenship directed to the performance and
the citizen and democratic coexistence. The thesis of this research argues that neoliberalism tends to weaken or hinder the construction of consistent and plural life
projects, that should reach multiple youth’s nuances and needs. And, so, it wants to be
part of the political fight around this concept and its objectives and ways, I read
them as life projects in/for life in society. While advocating for the plural concept of life
projects, it is important to reinforce that understanding youth according from its multiple
ways in life, expression and susceptible to many tests and contingencies, it should be bet
on a curriculum that thinks the construction of these projects in society, highlighting the
communitarian and collective dimension, with society perceiving that this journey is not
and should not be a solitary path, that choosing needs to be taught and accompanied and
its subjects should not be responsible individually for their failures and, successes and,
for life in society, being aware of the necessity to go back to a life constructed by the
common, in which citizenship and democratic coexistence are essential elements.; |
Palavras-chave |
Ensino Médio; Currículo; Projeto de vida; Entrevistas narrativas; Juventudes; High school; Curriculum; Life Project; Personal narratives; Youth; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2023-03-27; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12496; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |