Autor |
Ribeiro, Elina Renilde de Oliveira; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/3752348815729400; |
Orientador |
Silva, Rodrigo Manoel Dias da; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9524885475616516; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A arte do contornamento pelos atores escolares e a cultura da accountability na territorialização das ações educativas na região do Tapajós/Pará; |
Resumo |
Este trabalho orientou-se pelas concepções temáticas que circundam a pesquisa sobre a cultura da accountability na territorialização das ações educativas, tomando o território como categoria de análise com o olhar voltado sobre o espaço geográfico que reflete nas relações de poder. Estabelece conexões entre os elementos que orientam a cultura avaliativa na escola e as suas implicações, entendendo a escola como um espaço que se mostra como o resultado constante e inacabado de correlações de forças, interesses, políticas e sentidos. Perseguiu o objetivo de compreender a organização dos atores escolares no processo da arte do contornamento nas territorializações das ações educativas na região do Tapajós, estado do Pará, em consideração à prática da cultura de accountability, pela melhoria da qualidade educacional. Para tanto, o quadro metodológico contemplou três etapas, sendo que a primeira etapa revisitou as literaturas que discutem as conotações temáticas com delineamentos conceituais de políticas públicas (SOUZA, 2006; BARROSO, 2011, 2013); território, territorialidade e territorialização (SANTOS, 1996, 2007; HAESBAERT, 2004, 2014); accountability educacional (AFONSO, 2009, 2009a, 2010, 2012, 2018; FREITAS, 2012, 2016; BALL 2004, 2006), atores escolares e cultura organizacional da escola (NÓVOA, 1992; DUBET, 2003, 2004, 2008; ALMEIDA, 2011, 2014, 2017; ABERS; SILVA; TATAGIBA, 2018) e as impressões conceituais sobre a arte do contornamento (HAESBAERT, 2014; FOUCAULT, 2008; LIMA, 1991). A segunda etapa ocorreu em dois momentos: a construção de um inventário das produções científicas e um estudo documental das legislações sobre Saeb e Ideb e do manual do Sispae, bem como da organização da Obmep. A terceira etapa se refere à empiria da pesquisa e incluiu três desdobramentos: mapeamento das regiões de integração do estado do Pará com a eleição da região do Tapajós e de três municípios: Itaituba, Jacareacanga e Rurópolis, seguido da escolha de uma escola de ensino fundamental; análise dos documentos oficiais do sistema de educação dos municípios e da arquitetura de outras atividades externas; também a aplicação de um questionário a vinte e sete professores bem como a realização de uma entrevista semiestruturada a três gestoras das escolas. Com efeito, defendemos a tese de que os atores escolares encontram fissuras nas políticas educacionais e por estas brechas produzem a arte do contornamento com o fito de propiciar efetivamente a aprendizagem do estudante. Em termos conclusivos, identificamos no cotidiano das escolas da pesquisa ações que perpassam pela formulação e implementação de pequenos projetos, feiras, atividades lúdicas, interdisciplinares e ambientais, bem como construção e acompanhamento do PPP e participação atuante nos conselhos de classe e escolar que correspondem de fato à postura de evidências da arte do contornamento pelos atores escolares, sobretudo professores. Por certo, este estudo pautado na investigação da realidade da escola pública apontou pequenas iniciativas a partir das formas estratégicas da gestão escolar que são indicadores do que nomeamos de arte do contornamento, porquanto há um comprometimento da comunidade escolar com o real desenvolvimento da aprendizagem do estudante, para além do crescimento dos indicadores de qualidade educacional, quando se apropriam de estratégias pedagógicas em defesa de seu território.; |
Abstract |
This work was guided by the thematic conceptions that surround the research on the culture of accountability in the territorialization of educational actions, taking the territory as a category of analysis with a focus on the geographic space that reflects on power relations. It establishes connections between the elements that guide the evaluative culture at school and its implications, understanding the school as a space that shows itself as the constant and unfinished result of correlations of forces, interests, policies and meanings. It pursued the objective of understanding the organization of school actors in the process of the art of circumventing the territorialization of educational actions in the Tapajós region, state of Pará, in consideration of the practice of the culture of accountability, for the improvement of educational quality. To this end, the methodological framework included three steps, with the first step revisiting the literature that discuss thematic connotations with conceptual outlines of public policies (SOUZA, 2006; BARROSO, 2011, 2013); territory, territoriality and territorialization (SANTOS, 1996, 2007; HAESBAERT, 2004, 2014); educational accountability (AFONSO, 2009, 2009a, 2010, 2012, 2018; FREITAS, 2012, 2016; BALL 2004, 2006), school actors and school organizational culture (NÓVOA, 1992; DUBET, 2003, 2004, 2008; ALMEIDA, 2011 , 2014, 2017; ABERS; SILVA; TATAGIBA, 2018) and conceptual impressions on the art of contouring (HAESBAERT, 2014; FOUCAULT, 2008; LIMA, 1991). The second stage took place in two moments: the construction of an inventory of scientific productions and a documentary study of the legislation on Saeb and Ideb and the Sispae manual, as well as the organization of Obmep. The third stage refers to the empirical research and included three developments: mapping of the integration regions of the state of Pará with the election of the Tapajós region and three municipalities: Itaituba, Jacareacanga and Rurópolis, followed by the choice of an elementary school ; analysis of official documents of the municipal education system and the architecture of other external activities; also the application of a questionnaire to twenty-seven teachers as well as the realization of a semi-structured interview to three managers of the schools. Indeed, we defend the thesis that school actors find gaps in educational policies and through these gaps they produce the art of circumventing with the aim of effectively promoting student learning. In conclusive terms, we identified in the daily life of the research schools, actions that pervade the formulation and implementation of small projects, fairs, recreational, interdisciplinary and environmental activities, as well as construction and monitoring of the PPP and active participation in the class and school councils that correspond in fact to the posture of evidence of the art of contouring by school actors, especially teachers. For right, this study based on the investigation of the reality of the public school pointed out small initiatives based on the strategic forms of school management that are indicators of what we call the art of circumventing, since there is a commitment of the school community with the real development of student learning, in addition to the growth of educational quality indicators, when they appropriate pedagogical strategies in defense of their territory.; |
Palavras-chave |
Territorialização das ações educativas; Cotidiano escolar; Atores escolares; Cultura da accountability; Territorialization of educational actions; School routine; School actors; Accountability culture; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2022-12-19; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12215; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |