Resumo |
Este estudo teve como objetivo geral analisar as percepções que os sujeitos
de duas escolas públicas municipais da cidade de Manaus têm sobre a Área de
Proteção Ambiental (APA) Floresta Manaós e seu entorno urbano a fim de
caracterizar as problematizações, saberes e fazeres capazes de se constituir em
potenciais mediações pedagógicas e que resultem em uma Educação Ambiental
potencializadora de um novo ethos ambiental e de uma cidadania mais abrangente.
As questões-problema que guiaram a pesquisa foram: a) Quais são as percepções
dos sujeitos escolares de duas instituições da rede pública municipal da cidade de
Manaus sobre a APA e o seu entorno urbano, no que diz respeito à questão
socioambiental? b) Quais os conflitos e tensionamentos socioambientais existentes
no entorno de uma APA localizada dentro da cidade de Manaus que são percebidos
pelos sujeitos escolares? c) A problematização das percepções dos sujeitos
escolares sobre a APA e o seu entorno pode se configurar em mediação pedagógica
para a formação da cidadania ambiental? Com base nestas perguntas, traçou-se o
pressuposto que a problematização das percepções dos sujeitos escolares sobre a
APA Floresta Manaós e o seu entorno urbano pode se configurar em mediação
pedagógica para contribuir na formação da cidadania ambiental. O marco teórico
que fundamentou esse estudo está baseado principalmente nos conceitos de
percepção (TUAN, 1980); topofilia (TUAN, 1980); topofobia (PEREIRA et al., 2018);
mediação pedagógica (STRECK; ADAMS, 2017); cidadania (GADOTTI, 2001) e
Educação Ambiental (SAUVÉ, 2005). A pesquisa se constituiu como um instigante
movimento pedagógico. A abordagem metodológica seguiu as diretrizes da pesquisa
qualitativa. Os participantes deste estudo foram: 2 pedagogas, 4 professores e 16
estudantes. Com adultos, os dados foram produzidos a partir de questionários; com
crianças entre 9 e 11 anos de idade, os dados foram produzidos a partir de mapas
mentais e entrevistas. Os questionários e as entrevistas foram analisados a partir da
técnica de análise de conteúdo; os mapas mentais, a partir da metodologia Kozel
(2007)). Como principais resultados desta pesquisa, constatou-se que a APA
Floresta Manaós é capaz de produzir bem-estar psicológico e importante sensação
estética, no entanto, embora o bairro densamente povoado localizado no entorno da
APA seja um local agradável para fazer amigos, brincar, morar e estudar, também é
marcado pela presença de problemas socioambientais para a população. Outros
aspectos destacados pelos participantes foram a violência urbana e o tráfico de
drogas intenso na região. Esses fatores têm causado desagrado e aversão nos
sujeitos participantes da pesquisa. Portanto, é possível afirmar que a percepção da
comunidade escolar a partir de seu lugar é um potencializador de discussões
socioambientais significativas para crianças e adultos, por meio da mediação
pedagógica, propiciando a relação de problemas locais com os globais e evidenciado
a necessidade de participação das pessoas individualmente, da população em geral
e do poder público na preservação e conservação de ambientes naturais e
construídos, contribuindo assim para a cultura da sustentabilidade.; |
Abstract |
Este estudio tuvo por objetivo general analizar las percepciones que los sujetos
de dos escuelas públicas municipales de la ciudad de Manaos tienen sobre el Área de
Protección Ambiental (APA) Floresta Manaós y su entorno urbano a fin de caracterizar
las problematizaciones, saberes y haceres capaces de constituirse en potenciales
mediaciones pedagógicas y que resulten en una educación ambiental que potencie
un nuevo ethos ambiental e una ciudadanía ambiental más amplia. Las cuestionesproblema que guiaron esta investigación fueron: considerando las siguientes
cuestiones-problema: a) ¿Cuáles son las percepciones de los sujetos escolares de
dos instituciones de la red pública municipal de la ciudad de Manaos sobre la APA y
su entorno urbano, en lo que respecta a la cuestión socio-ambiental? b) ¿Cuáles son
los conflictos y tensionamientos socioambientales existentes en el entorno de una
APA localizada dentro de la ciudad de Manaos que son percibidos por los sujetos
escolares? c) ¿La problematización de las percepciones de los sujetos escolares
sobre la APA y su entorno puede configurarse en mediación pedagógica para la
formación de la ciudadanía ambiental? Con base en estas preguntas, se trazó el
presupuesto que la problematización de las percepciones de los sujetos escolares
sobre la APA Floresta Manaós y su entorno urbano puede configurarse en mediación
pedagógica para contribuir con la formación de la ciudadanía ambiental. El marco
teórico que fundamentó este estudio está basado principalmente en los conceptos de
percepción (TUAN, 1980); topofilia (TUAN, 1980), topofobia (PEREIRA et al., 2018);
mediación pedagógica (STRECK; ADAMS, 2017); ciudadanía (GADOTTI, 2001) e
Educación Ambiental (SAUVÉ, 2005). El enfoque metodológico siguió los lineamientos
de la investigación cualitativa. Los participantes de este estudio fueron: 2 pedagogas,
4 docentes y 16 estudiantes. Con adultos, los datos se produjeron a partir de
cuestionarios; con niños entre 9 y 11 años, los datos fueron producidos a partir de
mapas mentales y entrevistas. Los cuestionarios y las entrevistas se analizaron
mediante la técnica de análisis de contenido; los mapas mentales, a partir de la
metodología Kozel (2007). Como principales resultados de esta investigación, se
constató que la APA Floresta Manaós es capaz de producir bienestar psicológico y
una importante sensación de bienestar estética, sin embargo, aunque el barrio
densamente poblado que se encuentra en el entorno de la APA sea un lugar agradable
para hacer amistades, jugar, vivir y estudiar, también es marcado por la presencia de
problemas socioambientales incomodos para la población. Otro aspecto destacado
por los participantes es la violencia urbana y el tráfico de drogas intenso en la región.
Estos factores han causado desagrado y aversión en los sujetos participantes de la
investigación. Por lo tanto, es posible afirmar que la percepción de la comunidad
escolar a partir de su lugar es un potencializador de discusiones socioambientales
significativas para niños, por medio de la mediación pedagógica, propiciando la
relación de problemas locales con los globales y evidenciando la necesidad de
participación de la población y el poder público en la preservación y conservación de
ambientes naturales construidos, contribuyendo así para la cultura de la
sustentabilidad.; The objective of this study was to analyze perceptions that the subjects of two municipal
public schools in the city of Manaus have about the Environmental Protection Area (APA)
Manaós Forest and its urban surroundings in order to characterize the problematizations,
knowledge and actions capable to constitute potential pedagogical mediations that result in
an Environmental Education that enhances a new environmental ethos and a broader
citizenship. The problem-questions that guided the research were: a) What are the perceptions
of school subjects from two institutions of the municipal public network in the city of Manaus
about the APA and its urban surroundings, with regard to the socio-environmental issue? b)
What socio-environmental conflicts and tensions around an APA located in the city of Manaus
that are perceived by school subjects? c) Can the problematizations of school subjects'
perceptions about the APA and its surroundings be configured as a pedagogical mediation for
the formation of environmental citizenship? Based on these questions, the assumption was
made that the problematization of the school subjects' perceptions about the APA Manaós
Forest and its urban surroundings can be configured in a pedagogical mediation to contribute
to the formation of environmental citizenship. The theoretical framework that supported this
study is based mainly on the concepts of perception (TUAN, 1980); topophilia (TUAN, 1980);
topophobia (PEREIRA et al., 2018); pedagogical mediation (STRECK; ADAMS, 2017);
citizenship (GADOTTI, 2001) and Environmental Education (SAUVÉ, 2005). The research was
constituted as an instigating pedagogical movement. The methodological approach followed
the guidelines of qualitative research. The participants of this study were: 2 pedagogues, 4
teachers and 16 students. With adults, data were produced from questionnaires; with children
between 9 and 11 years old, the data were produced from mental maps and interviews.
Questionnaires and interviews were analyzed using the content analysis technique; mental
maps, based on Kozel methodology (2007). The results of the research is that the APA Manaós
Forest is capable of producing psychological well-being and an important aesthetic sensation,
however, although the densely populated neighborhood located around the APA is a pleasant
place to make friends, play, live and study, is also marked by the presence of socioenvironmental problems. Other aspects highlighted were urban violence and intense drug
trafficking in the region. These factors have caused displeasure and aversion in the
participantes of the research. Therefore, it is possible to state that the perception of the school
community from its place is a potentiator of significant socio-environmental discussions for
children and adults through pedagogical mediation, providing the relationship of local and
global problems, highlighting the need for participation of the population in general and the
government in the preservation and conservation of natural and built environments,
contributing to the culture of sustainability.; |