Resumo:
Este estudo teve como objetivo geral analisar as percepções que os sujeitos
de duas escolas públicas municipais da cidade de Manaus têm sobre a Área de
Proteção Ambiental (APA) Floresta Manaós e seu entorno urbano a fim de
caracterizar as problematizações, saberes e fazeres capazes de se constituir em
potenciais mediações pedagógicas e que resultem em uma Educação Ambiental
potencializadora de um novo ethos ambiental e de uma cidadania mais abrangente.
As questões-problema que guiaram a pesquisa foram: a) Quais são as percepções
dos sujeitos escolares de duas instituições da rede pública municipal da cidade de
Manaus sobre a APA e o seu entorno urbano, no que diz respeito à questão
socioambiental? b) Quais os conflitos e tensionamentos socioambientais existentes
no entorno de uma APA localizada dentro da cidade de Manaus que são percebidos
pelos sujeitos escolares? c) A problematização das percepções dos sujeitos
escolares sobre a APA e o seu entorno pode se configurar em mediação pedagógica
para a formação da cidadania ambiental? Com base nestas perguntas, traçou-se o
pressuposto que a problematização das percepções dos sujeitos escolares sobre a
APA Floresta Manaós e o seu entorno urbano pode se configurar em mediação
pedagógica para contribuir na formação da cidadania ambiental. O marco teórico
que fundamentou esse estudo está baseado principalmente nos conceitos de
percepção (TUAN, 1980); topofilia (TUAN, 1980); topofobia (PEREIRA et al., 2018);
mediação pedagógica (STRECK; ADAMS, 2017); cidadania (GADOTTI, 2001) e
Educação Ambiental (SAUVÉ, 2005). A pesquisa se constituiu como um instigante
movimento pedagógico. A abordagem metodológica seguiu as diretrizes da pesquisa
qualitativa. Os participantes deste estudo foram: 2 pedagogas, 4 professores e 16
estudantes. Com adultos, os dados foram produzidos a partir de questionários; com
crianças entre 9 e 11 anos de idade, os dados foram produzidos a partir de mapas
mentais e entrevistas. Os questionários e as entrevistas foram analisados a partir da
técnica de análise de conteúdo; os mapas mentais, a partir da metodologia Kozel
(2007)). Como principais resultados desta pesquisa, constatou-se que a APA
Floresta Manaós é capaz de produzir bem-estar psicológico e importante sensação
estética, no entanto, embora o bairro densamente povoado localizado no entorno da
APA seja um local agradável para fazer amigos, brincar, morar e estudar, também é
marcado pela presença de problemas socioambientais para a população. Outros
aspectos destacados pelos participantes foram a violência urbana e o tráfico de
drogas intenso na região. Esses fatores têm causado desagrado e aversão nos
sujeitos participantes da pesquisa. Portanto, é possível afirmar que a percepção da
comunidade escolar a partir de seu lugar é um potencializador de discussões
socioambientais significativas para crianças e adultos, por meio da mediação
pedagógica, propiciando a relação de problemas locais com os globais e evidenciado
a necessidade de participação das pessoas individualmente, da população em geral
e do poder público na preservação e conservação de ambientes naturais e
construídos, contribuindo assim para a cultura da sustentabilidade.