Autor |
Oliveira, Rosane Alves Pretto de; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/6152489857615867; |
Orientador |
Fritsch, Rosangela; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5203131170203547; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Gestão escolar e desigualdades sociais e educacionais: um olhar sobre a práxis das equipes diretivas em escolas públicas municipais; |
Resumo |
A presente tese, intitulada Gestão Escolar e Desigualdades Sociais e Educacionais: um olhar sobre a práxis das equipes diretivas em escolas públicas municipais, desenvolve a temática da gestão escolar e das desigualdades na educação básica. Objetiva-se investigar a práxis das equipes diretivas escolares frente às desigualdades em escolas públicas municipais de educação básica em Esteio/RS. O problema de pesquisa é: como se dá a práxis das equipes diretivas escolares em contextos de recrudescimento de desigualdades, em escolas públicas municipais de educação básica de Esteio? Buscou-se, ainda, compreender a práxis destas equipes olhando para os contextos em que estão inseridas as escolas, bem como para a crise sanitária global da Covid-19 (2020-2021). Também, conhecer as concepções de gestão e desigualdades pelos gestores, bem como suas práticas, identificando aquelas de enfrentamento às desigualdades. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utiliza, para a produção de dados, a entrevista reflexiva, com base nos estudos de Szymanski, Almeida e Prandini (2002), e Análise Documental, com
base nos estudos de Cellard (2012). Para interpretação dos dados, utiliza-se a
Análise de Conteúdo a partir de Minayo e Gomes (2002b, 2006). Os documentos
analisados são teses, dissertações e artigos na Revisão de Literatura; documentos
institucionais, como: PME (ESTEIO, 2015a), PPPs das escolas (período entre 2017-
2022) e Diário de Campo (2019-2021). Apresenta-se um estudo da produção
acadêmica brasileira (1998-2020) sobre gestão escolar e desigualdades na
educação básica. Verificou-se que a pandemia transpôs o ambiente de ensino e
aprendizagem para o digital ocasionando a mudança do lócus do aprender/ensinar,
exigindo a reinvenção da práxis, por parte da gestão escolar. Entre as conclusões,
destaco a comprrensão de que a escola é cada vez mais necessária na nossa
soiedade; as desigualdades socioeconômicas se sobrepõem às desigualdades
escolares, promovendo e intensificando as não aprendizagens, as dificuldades de
acesso, o acesso precário e o abandono em contextos de recrudescimeto de
desigualdades.; |
Abstract |
This thesis, entitled School Management and Social and Educational Inequalities: a look at the praxis of management teams in municipal public schools, develops the theme of school management and inequalities in basic education. It aims to investigate the praxis of school management teams in the face of inequalities in municipal public schools of basic education in Esteio/RS. The research problem is: how is the praxis of school management teams in contexts of resurgence of inequalities, in municipal public schools of basic education in Esteio? It was also sought to understand the praxis of these teams looking at the contexts in which the schools are inserted, as well as at the global health crisis of Covid-19 (2020-2021). Also, to know the conceptions of management and inequalities by managers, as well as their practices, identifying those of facing inequalities. This is a qualitative research, which uses, for the production of data, the reflective interview, based on the studies of Szymanski, Almeida and Prandini (2002), and Document Analysis,
based on the studies of Cellard (2012). For data interpretation, Content Analysis is
used from Minayo and Gomes (2002b, 2006). The documents analyzed are theses,
dissertations, and articles in the Literature Review; institutional documents, such as:
PME (ESTEIO, 2015a), School PPPs (period between 2017-2022) and Field Diary
(2019-2021). A study of Brazilian academic production (1998-2020) on school
management and inequalities in basic education is presented. It was found that the
pandemic transposed the teaching and learning environment to digital, causing a
change in the locus of learning/teaching, requiring the reinvention of praxis by school
management. Among the conclusions, I highlight the understanding that school is
increasingly necessary for our society; socioeconomic inequalities overlap school
inequalities, promoting and intensifying non-learning, access difficulties, precarious
access, and dropout in contexts of recrudescence of inequalities.; |
Palavras-chave |
Gestão escolar; Práxis; Pandemia; Desigualdades; School management; Pandemic; Inequalities; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2022-09-30; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12035; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |