Abstract:
A presente tese, intitulada Gestão Escolar e Desigualdades Sociais e Educacionais: um olhar sobre a práxis das equipes diretivas em escolas públicas municipais, desenvolve a temática da gestão escolar e das desigualdades na educação básica. Objetiva-se investigar a práxis das equipes diretivas escolares frente às desigualdades em escolas públicas municipais de educação básica em Esteio/RS. O problema de pesquisa é: como se dá a práxis das equipes diretivas escolares em contextos de recrudescimento de desigualdades, em escolas públicas municipais de educação básica de Esteio? Buscou-se, ainda, compreender a práxis destas equipes olhando para os contextos em que estão inseridas as escolas, bem como para a crise sanitária global da Covid-19 (2020-2021). Também, conhecer as concepções de gestão e desigualdades pelos gestores, bem como suas práticas, identificando aquelas de enfrentamento às desigualdades. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utiliza, para a produção de dados, a entrevista reflexiva, com base nos estudos de Szymanski, Almeida e Prandini (2002), e Análise Documental, com
base nos estudos de Cellard (2012). Para interpretação dos dados, utiliza-se a
Análise de Conteúdo a partir de Minayo e Gomes (2002b, 2006). Os documentos
analisados são teses, dissertações e artigos na Revisão de Literatura; documentos
institucionais, como: PME (ESTEIO, 2015a), PPPs das escolas (período entre 2017-
2022) e Diário de Campo (2019-2021). Apresenta-se um estudo da produção
acadêmica brasileira (1998-2020) sobre gestão escolar e desigualdades na
educação básica. Verificou-se que a pandemia transpôs o ambiente de ensino e
aprendizagem para o digital ocasionando a mudança do lócus do aprender/ensinar,
exigindo a reinvenção da práxis, por parte da gestão escolar. Entre as conclusões,
destaco a comprrensão de que a escola é cada vez mais necessária na nossa
soiedade; as desigualdades socioeconômicas se sobrepõem às desigualdades
escolares, promovendo e intensificando as não aprendizagens, as dificuldades de
acesso, o acesso precário e o abandono em contextos de recrudescimeto de
desigualdades.