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Os processos comunicacionais na relação médico, paciente/família no Hospital Universitário do Oeste do Paraná - HUOP/ UNIOESTE

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metadataTrad.dc.contributor.author Luft, Rosiclei Fátima;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/0804187681057122;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Hohendorff, Raquel von;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/1290476074978770;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Direito;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Os processos comunicacionais na relação médico, paciente/família no Hospital Universitário do Oeste do Paraná - HUOP/ UNIOESTE;
metadataTrad.dc.description.resumo Neste trabalho, aborda-se o processo comunicacional na relação médico, paciente/família no Hospital Universitário do Oeste do Paraná – HUOP e objetiva-se, de forma geral, identificar as impropriedades no processo de comunicação entre o médico e o paciente e ou seus familiares, que resultaram em demandas judiciais, e já têm trânsito em julgado, no período de 2003 a 2021, independente da decisão. Para alcançar essa meta foram traçados como objetivos específicos: conhecer e entender as rotinas internas do HUOP e como se apresenta o processo de informação dos procedimentos adotados pela equipe médico-hospitalar relativa ao pacientes e ou familiares; fundamentar esse processo de comunicação bem como aplicar as três improbabilidades definidas sobre os fundamentos da teoria de Niklas Luhmann nos processos julgados a fim de detectar o problema de comunicação; propor protocolos com vistas à redução das improbabilidades e a otimização do processo de comunicação entre o médico, paciente/familiar. Nesse sentido. o estudo é desenvolvido à luz das teorias gerais da comunicação e do pensamento de Niklas Luhmann, ao tratar das improbabilidades da comunicação. Trata-se de um estudo de caso, cujos objetos de análise são os processos judiciais que têm como demanda a busca de indenização pela Unioeste/HUOP, por suposto erro médico. A hipótese estabelecida parte do pressuposto que a motivação primordial de tais demandas judiciais se encontram fundamentadas em falhas ou incompletudes do processo comunicacional entre médico, paciente/familiar. O trabalho, abalizado nos estudos das respectivas decisões dos processos judiciais, conclui pela confirmação da hipótese, e opina-se pela implantação plena da política de humanização no Hospital Universitário do Oeste do Paraná – HUOP, a qual tem como foco central a comunicação.;
metadataTrad.dc.description.abstract In this paper, it is addressed the communicational process within the doctor/patient/family relationship at the Western Paraná University Hospital – HUOP and the main objective is, in general, to identify the improprieties in the communication process between the doctor and the patient and/or family members, which resulted in judicial demands and already have a final decision, in the period from 2003 to 2021, regardless of the decision. In pursuance of achieving this goal, the following specific objectives were outlined: recognize and understand the internal routines of the HUOP and how the information process and procedures of the medical-hospital team related to patients and/or family members are displayed; substantiate this communication process as well as apply the three improbabilities defined on the theory foundations by Niklas Luhmann regarding the cases heard by a court in order to detect the communication problem; propose protocols with a view to reducing improbabilities and optimizing the communication process between the doctor, patients and/or family members. In this sense, the study is developed in the light of general theories of communication and the thinking of Niklas Luhmann, when dealing with improbabilities of communication. This is therefore a case study, whose objects of analysis are the lawsuits that have as subject matter claims for indemnity against Unioeste/HUOP, for alleged medical error. The hypothesis established raises from the assumption that the primary motivation of such judicial demands is due to failures or incompleteness when it comes to the communicational process between doctor and patient. The study, based on the analyses of the aforementioned lawsuits decisions, concludes by confirming the hypothesis, and considers the full implementation of the humanization policy at the Western Paraná University Hospital – HUOP, which has communication as its central focus.;
metadataTrad.dc.subject Comunicação; Improbabilidades; Médico-paciente; Informação; Communication; Improbabilities; Doctor-patient; Information;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Direito;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2019-07-19;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12024;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Direito;


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