Resumo:
Neste trabalho, aborda-se o processo comunicacional na relação médico,
paciente/família no Hospital Universitário do Oeste do Paraná – HUOP e objetiva-se,
de forma geral, identificar as impropriedades no processo de comunicação entre o
médico e o paciente e ou seus familiares, que resultaram em demandas judiciais, e já
têm trânsito em julgado, no período de 2003 a 2021, independente da decisão. Para
alcançar essa meta foram traçados como objetivos específicos: conhecer e entender
as rotinas internas do HUOP e como se apresenta o processo de informação dos
procedimentos adotados pela equipe médico-hospitalar relativa ao pacientes e ou
familiares; fundamentar esse processo de comunicação bem como aplicar as três
improbabilidades definidas sobre os fundamentos da teoria de Niklas Luhmann nos
processos julgados a fim de detectar o problema de comunicação; propor protocolos
com vistas à redução das improbabilidades e a otimização do processo de
comunicação entre o médico, paciente/familiar. Nesse sentido. o estudo é
desenvolvido à luz das teorias gerais da comunicação e do pensamento de Niklas
Luhmann, ao tratar das improbabilidades da comunicação. Trata-se de um estudo de
caso, cujos objetos de análise são os processos judiciais que têm como demanda a
busca de indenização pela Unioeste/HUOP, por suposto erro médico. A hipótese
estabelecida parte do pressuposto que a motivação primordial de tais demandas
judiciais se encontram fundamentadas em falhas ou incompletudes do processo
comunicacional entre médico, paciente/familiar. O trabalho, abalizado nos estudos das
respectivas decisões dos processos judiciais, conclui pela confirmação da hipótese, e
opina-se pela implantação plena da política de humanização no Hospital Universitário
do Oeste do Paraná – HUOP, a qual tem como foco central a comunicação.