Autor |
Fernandes, Luciana Pinto; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/2555324603316054; |
Orientador |
Silva, Rodrigo Manoel Dias da; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9524885475616516; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A extensão no Instituto Federal Sul-rio-grandense: uma construção educativa e cultural na perspectiva das demandas sociais (2014 - 2019); |
Resumo |
A tese, “A extensão no Instituto Federal Sul-rio-grandense: uma construção educativa e cultural na perspectiva das demandas sociais (2014 - 2019)”, constituise em um estudo sobre as ações de extensão do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) desenvolvidas no interstício de 2014 a 2019. Propõe-se analisar as ações de extensão no Instituto Federal Sul-rio-grandense e as demandas sociais que as tencionam, de forma a verificar os modos pelos quais respondem aos desafios e problemáticas locais e regionais. Mediante uma pesquisa qualitativa, utiliza-se da pesquisa em documentos oficiais e da análise de conteúdo para inferência dos dados, aborda a extensão nos institutos federais, traz considerações e retoma contextos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com destaque para o IFSul e sua realidade educativa e cultural a partir de suas ações de extensão. A pesquisa problematiza, considerando o cenário das ações extensionistas no contexto brasileiro e sua institucionalização, o conceito de
extensão no IFSul e sua política de extensão e cultura, quais demandas sociais se
expressam nas ações extensionistas desenvolvidas pelo IFSul e, por conseguinte,
como tais ações respondem aos desafios e problemáticas locais e regionais.
Observa-se, por fim, que as demandas sociais expressas nas ações de extensão do
IFSul são configuradas a partir da integração social, inserção no mercado de
trabalho e geração de renda, geração de conhecimento e formação técnica e cidadã,
desse modo, essas dimensões norteiam as ações de extensão do IFSul, que
dispõem de particularidades que fomentam iniciativas como respostas aos desafios
e problemáticas locais e regionais. Assim, o IFSul sagra-se como agente que se
dispõe a responder às demandas sociais, insere-se na sociedade, aproxima-se de
diversas realidades, uma vez que fomenta o desenvolvimento socioeconômico local
e regional, engaja-se em propósitos de inclusão socioeconômica, cultural, intelectual
e privilegia a democratização do ensino, da pesquisa e da extensão, como condição
ao avanço intelectual e cultural dos estudantes e da própria sociedade.; |
Abstract |
The thesis, “Extension at the Instituto Federal Sul-rio-grandense: an educational, cultural and social construction from the perspective of social demands (2014 to 2019)”, consisted of a study about extension actions of the Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), developed in interstice of 2014 to 2019. It is proposed to analyze the extension actions in the Institute Federal Sul-rio-grandense and the social demands that intend them to verifying the ways in which they respond to the challenges and local and regional problems. Finally, it is observed that the social demands expressed in the IFSul extension actions are configured from the social integration, insertion in the job market and income generation, knowledge generation and technical and citizen training, in this way, these dimensions guide IFSul extension actions, that have particularities that encourage initiatives as responses to local and regional challenges and problems. Thus, IFSul becomes as an agent that offers to respond to social demands, integrates in the society, come close to different realities, once it promotes local and regional socioeconomic development, engage in inclusion socioeconomic proposals, cultural, intellectual and privileges the democratization of education, research and extension, as a condition of intellectual and cultural advance of the students and the proper society.; |
Palavras-chave |
Instituto Federal Sul-rio-grandense; Extensão; Demandas sociais; Extension; Social demands; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2022-04-29; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11849; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |