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A extensão no Instituto Federal Sul-rio-grandense: uma construção educativa e cultural na perspectiva das demandas sociais (2014 - 2019)

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metadataTrad.dc.contributor.author Fernandes, Luciana Pinto;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/2555324603316054;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Silva, Rodrigo Manoel Dias da;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/9524885475616516;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title A extensão no Instituto Federal Sul-rio-grandense: uma construção educativa e cultural na perspectiva das demandas sociais (2014 - 2019);
metadataTrad.dc.description.resumo A tese, “A extensão no Instituto Federal Sul-rio-grandense: uma construção educativa e cultural na perspectiva das demandas sociais (2014 - 2019)”, constituise em um estudo sobre as ações de extensão do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) desenvolvidas no interstício de 2014 a 2019. Propõe-se analisar as ações de extensão no Instituto Federal Sul-rio-grandense e as demandas sociais que as tencionam, de forma a verificar os modos pelos quais respondem aos desafios e problemáticas locais e regionais. Mediante uma pesquisa qualitativa, utiliza-se da pesquisa em documentos oficiais e da análise de conteúdo para inferência dos dados, aborda a extensão nos institutos federais, traz considerações e retoma contextos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com destaque para o IFSul e sua realidade educativa e cultural a partir de suas ações de extensão. A pesquisa problematiza, considerando o cenário das ações extensionistas no contexto brasileiro e sua institucionalização, o conceito de extensão no IFSul e sua política de extensão e cultura, quais demandas sociais se expressam nas ações extensionistas desenvolvidas pelo IFSul e, por conseguinte, como tais ações respondem aos desafios e problemáticas locais e regionais. Observa-se, por fim, que as demandas sociais expressas nas ações de extensão do IFSul são configuradas a partir da integração social, inserção no mercado de trabalho e geração de renda, geração de conhecimento e formação técnica e cidadã, desse modo, essas dimensões norteiam as ações de extensão do IFSul, que dispõem de particularidades que fomentam iniciativas como respostas aos desafios e problemáticas locais e regionais. Assim, o IFSul sagra-se como agente que se dispõe a responder às demandas sociais, insere-se na sociedade, aproxima-se de diversas realidades, uma vez que fomenta o desenvolvimento socioeconômico local e regional, engaja-se em propósitos de inclusão socioeconômica, cultural, intelectual e privilegia a democratização do ensino, da pesquisa e da extensão, como condição ao avanço intelectual e cultural dos estudantes e da própria sociedade.;
metadataTrad.dc.description.abstract The thesis, “Extension at the Instituto Federal Sul-rio-grandense: an educational, cultural and social construction from the perspective of social demands (2014 to 2019)”, consisted of a study about extension actions of the Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), developed in interstice of 2014 to 2019. It is proposed to analyze the extension actions in the Institute Federal Sul-rio-grandense and the social demands that intend them to verifying the ways in which they respond to the challenges and local and regional problems. Finally, it is observed that the social demands expressed in the IFSul extension actions are configured from the social integration, insertion in the job market and income generation, knowledge generation and technical and citizen training, in this way, these dimensions guide IFSul extension actions, that have particularities that encourage initiatives as responses to local and regional challenges and problems. Thus, IFSul becomes as an agent that offers to respond to social demands, integrates in the society, come close to different realities, once it promotes local and regional socioeconomic development, engage in inclusion socioeconomic proposals, cultural, intellectual and privileges the democratization of education, research and extension, as a condition of intellectual and cultural advance of the students and the proper society.;
metadataTrad.dc.subject Instituto Federal Sul-rio-grandense; Extensão; Demandas sociais; Extension; Social demands;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2022-04-29;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11849;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação;


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