Resumo:
A tese, “A extensão no Instituto Federal Sul-rio-grandense: uma construção educativa e cultural na perspectiva das demandas sociais (2014 - 2019)”, constituise em um estudo sobre as ações de extensão do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) desenvolvidas no interstício de 2014 a 2019. Propõe-se analisar as ações de extensão no Instituto Federal Sul-rio-grandense e as demandas sociais que as tencionam, de forma a verificar os modos pelos quais respondem aos desafios e problemáticas locais e regionais. Mediante uma pesquisa qualitativa, utiliza-se da pesquisa em documentos oficiais e da análise de conteúdo para inferência dos dados, aborda a extensão nos institutos federais, traz considerações e retoma contextos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com destaque para o IFSul e sua realidade educativa e cultural a partir de suas ações de extensão. A pesquisa problematiza, considerando o cenário das ações extensionistas no contexto brasileiro e sua institucionalização, o conceito de
extensão no IFSul e sua política de extensão e cultura, quais demandas sociais se
expressam nas ações extensionistas desenvolvidas pelo IFSul e, por conseguinte,
como tais ações respondem aos desafios e problemáticas locais e regionais.
Observa-se, por fim, que as demandas sociais expressas nas ações de extensão do
IFSul são configuradas a partir da integração social, inserção no mercado de
trabalho e geração de renda, geração de conhecimento e formação técnica e cidadã,
desse modo, essas dimensões norteiam as ações de extensão do IFSul, que
dispõem de particularidades que fomentam iniciativas como respostas aos desafios
e problemáticas locais e regionais. Assim, o IFSul sagra-se como agente que se
dispõe a responder às demandas sociais, insere-se na sociedade, aproxima-se de
diversas realidades, uma vez que fomenta o desenvolvimento socioeconômico local
e regional, engaja-se em propósitos de inclusão socioeconômica, cultural, intelectual
e privilegia a democratização do ensino, da pesquisa e da extensão, como condição
ao avanço intelectual e cultural dos estudantes e da própria sociedade.