metadataTrad.dc.contributor.author |
Rheinheimer, Juliana Mercedes; |
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes |
http://lattes.cnpq.br/5166374042127651; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor |
Grazziotin, Luciane Sgarbi Santos; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes |
http://lattes.cnpq.br/0388501284300091; |
metadataTrad.dc.publisher |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.publisher.initials |
Unisinos; |
metadataTrad.dc.publisher.country |
Brasil; |
metadataTrad.dc.publisher.department |
Escola de Humanidades; |
metadataTrad.dc.language |
pt_BR; |
metadataTrad.dc.title |
O ensino de matemática nas instituições educacionais da Província Sul-brasileira da Companhia de Jesus : um olhar a partir de intelectuais mediadores jesuítas, suas obras e práticas educativas (1845-1939); |
metadataTrad.dc.description.resumo |
Esta pesquisa está inserida no campo da História da Educação, tendo como propósito investigar as produções e práticas cotidianas estabelecidas por padres jesuítas que atuaram como professores de Matemática em instituições de ensino pertencentes à Província Sul-brasileira. A proposta traz como problemática: quais práticas de produção de conhecimento, no ensino da Matemática, foram adotadas por intelectuais jesuítas que atuaram como professores na Província Sul-brasileira da Companhia de Jesus? O objetivo do estudo consistiu em mapear, em instituições educacionais circunscritas à Província Sul-brasileira, padres jesuítas que estiveram implicados com a disciplina de Matemática e analisar suas práticas cotidianas, no percurso de atuação de docentes dessa disciplina, entre os anos de 1845 e 1939, a fim de compreender os processos de produção de conhecimento na área. Eis os espaços de custódia nos quais os documentos foram encontrados: Colégio Anchieta e Arquivo Histórico da Província do Brasil Meridional (BRM), ambos localizados em Porto Alegre/RS; Colégio Catarinense, localizado em Florianópolis/SC; Colégio Medianeira, localizado em Curitiba/PR. Metodologicamente, esta pesquisa vale-se da Análise Documental Histórica e mobiliza os conceitos de representação (CHARTIER, 2002), práticas cotidianas (CERTEAU, 1998), intelectuais (SIRINELLI, 2003; LECLERC, 2005) e intelectuais mediadores (GOMES, HASEN, 2016). A pesquisa promoveu uma reflexão acerca da atuação de cada um dos professores identificados: Godofredo Schrader, S.J., que desenvolveu livros na área da Geometria; Pedro Browe, S.J., que atuou na área da Álgebra; Luiz Schuler, S.J., autor de um livro na área da Aritmética com contribuições do professor Browe; Germano Dieckmann, S.J, que elaborou um documento sobre Geometria. Esses professores são considerados na presente pesquisa como intelectuais mediadores, uma vez que produziram conhecimento e comunicaram ideias vinculadas ao contexto político-social do período em estudo. As discussões permitiram a constatação de que todos os professores tinham formação em Filosofia e Teologia, sendo que três, entre os quatro professores, realizaram seus estudos no Ignatius College, em Valkenburg, Holanda, tendo o padre Franz Xaver Kugler, S.J., como docente de Matemática Superior. Sobre a atuação profissional, Schuler foi o primeiro, entre os quatro professores, a chegar ao Brasil, atuando em diversos estabelecimentos de ensino no sul do país. Os quatro professores estiveram presentes no período de 1904 a 1906 no Colégio Conceição, em São Leopoldo/RS, atuando no magistério da instituição. Foi possível mapear aspectos da formação desses professores ligados à Companhia de Jesus e de suas produções nas áreas vinculadas a Álgebra, Aritmética e Geometria. Ao inventariar os programas de Matemática que vigoraram no período estudado, observaram-se as metodologias de ensino de Matemática adotadas e as práticas cotidianas vinculadas ao ambiente escolar, desenvolvidas pelos professores.; |
metadataTrad.dc.description.abstract |
The present study belongs to the field of History of Education, and its purpose is to investigate the productions and daily practices established by Jesuit priests who worked as Mathematics teachers at education institutions of the South Brazilian Province. The proposition brings the question: What practices of knowledge production were adopted, in Mathematics teaching, by the Jesuit intellectuals who worked as teachers in the South Brazilian Province of the Society of Jesus? The objective of the study was to map, in the educational institutions located in the South Brazilian Province, the Jesuit priests involved with Mathematics, and to analyze their daily practices, in the course of the performance as teachers in that discipline, between 1845 and 1939, in order to comprehend the processes of knowledge production in that field. These are the custody places where the documents were found: Anchieta School, and Província do Brasil Meridional Historic Archive, both located in Porto Alegre, Rio Grande do Sul; Catarinense School, in Florianópolis, Santa Catarina; Medianeira School, in Curitiba, Paraná. The method used was the Historic Document Analysis; the concepts presented are representation (CHARTIER, 2002), daily practices (CERTEAU, 1998), intellectuals (SIRINELLI, 2003; LECLERC, 2005), and mediator intellectuals (GOMES, HASEN, 2016). The research proposed a reflection on the performance of each identified teacher — Godofredo Schrader, SJ, who wrote books on the field of Geometry; Pedro Browe, SJ, who worked on the field of Algebra; Luiz Schuler, SJ, author of a book on Arithmetic with contributions of teacher Browe; Germano Dieckmann, SJ, who wrote a document on Geometry. These teachers are considered mediator intellectuals in this research, once they produced knowledge and communicated ideas connected to the social-political context of the period studied. The discussions allowed to verify that all the teachers had a degree in Philosophy and Theology — three of them studied these fields at Ignatius College, in Valkenburg, Netherlands, with Mathematics teacher priest Franz Xaver Kugler, SJ. Regarding the professional performance, Schuler was the first of the four teachers to arrive in Brazil, and worked in many education institutions in the South. The four teachers worked at Conceição School, in São Leopoldo, Rio Grande do Sul, from 1904 to 1906. It was possible to trace aspects connected to the Society of Jesus in the formation of these teachers, and their productions in the fields of Algebra, Arithmetic, and Geometry. The inventory of Mathematics summaries applied during the period studied allowed to observe the methodologies of Mathematics teaching adopted, and the daily practices in school environment developed by the teachers.; |
metadataTrad.dc.subject |
História da educação matemática; Intelectuais; Jesuítas; Província Sul-brasileira da Companhia de Jesus; Mathematics education history; Intellectuals; Jesuits; South Brazilian Province of the Society of Jesus; |
metadataTrad.dc.subject.cnpq |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
metadataTrad.dc.type |
Tese; |
metadataTrad.dc.date.issued |
2022-04-28; |
metadataTrad.dc.description.sponsorship |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
metadataTrad.dc.rights |
openAccess; |
metadataTrad.dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11804; |
metadataTrad.dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |