Resumo:
Esta pesquisa está inserida no campo da História da Educação, tendo como propósito investigar as produções e práticas cotidianas estabelecidas por padres jesuítas que atuaram como professores de Matemática em instituições de ensino pertencentes à Província Sul-brasileira. A proposta traz como problemática: quais práticas de produção de conhecimento, no ensino da Matemática, foram adotadas por intelectuais jesuítas que atuaram como professores na Província Sul-brasileira da Companhia de Jesus? O objetivo do estudo consistiu em mapear, em instituições educacionais circunscritas à Província Sul-brasileira, padres jesuítas que estiveram implicados com a disciplina de Matemática e analisar suas práticas cotidianas, no percurso de atuação de docentes dessa disciplina, entre os anos de 1845 e 1939, a fim de compreender os processos de produção de conhecimento na área. Eis os espaços de custódia nos quais os documentos foram encontrados: Colégio Anchieta e Arquivo Histórico da Província do Brasil Meridional (BRM), ambos localizados em Porto Alegre/RS; Colégio Catarinense, localizado em Florianópolis/SC; Colégio Medianeira, localizado em Curitiba/PR. Metodologicamente, esta pesquisa vale-se da Análise Documental Histórica e mobiliza os conceitos de representação (CHARTIER, 2002), práticas cotidianas (CERTEAU, 1998), intelectuais (SIRINELLI, 2003; LECLERC, 2005) e intelectuais mediadores (GOMES, HASEN, 2016). A pesquisa promoveu uma reflexão acerca da atuação de cada um dos professores identificados: Godofredo Schrader, S.J., que desenvolveu livros na área da Geometria; Pedro Browe, S.J., que atuou na área da Álgebra; Luiz Schuler, S.J., autor de um livro na área da Aritmética com contribuições do professor Browe; Germano Dieckmann, S.J, que elaborou um documento sobre Geometria. Esses professores são considerados na presente pesquisa como intelectuais mediadores, uma vez que produziram conhecimento e comunicaram ideias vinculadas ao contexto político-social do período em estudo. As discussões permitiram a constatação de que todos os professores tinham formação em Filosofia e Teologia, sendo que três, entre os quatro professores, realizaram seus estudos no Ignatius College, em Valkenburg, Holanda, tendo o padre Franz Xaver Kugler, S.J., como docente de Matemática Superior. Sobre a atuação profissional, Schuler foi o primeiro, entre os quatro professores, a chegar ao Brasil, atuando em diversos estabelecimentos de ensino no sul do país. Os quatro professores estiveram presentes no período de 1904 a 1906 no Colégio Conceição, em São Leopoldo/RS, atuando no magistério da instituição. Foi possível mapear aspectos da formação desses professores ligados à Companhia de Jesus e de suas produções nas áreas vinculadas a Álgebra, Aritmética e Geometria. Ao inventariar os programas de Matemática que vigoraram no período estudado, observaram-se as metodologias de ensino de Matemática adotadas e as práticas cotidianas vinculadas ao ambiente escolar, desenvolvidas pelos professores.