RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Territórios do invenTAR – o corpo em rede e a Educação OnLIFE em tempos de wearable

Mostrar registro simples

Autor Oliveira, Lisiane Cézar de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4343876463988786;
Orientador Schlemmer, Eliane;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5391034042353187;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Territórios do invenTAR – o corpo em rede e a Educação OnLIFE em tempos de wearable;
Resumo A presente pesquisa de doutorado está relacionada à Educação OnLIFE e se con textualiza nas investigações desenvolvidas no Grupo Internacional de Pesquisa em Educação Digital – GPe-dU UNISINOS/CNPq, no âmbito da linha de pesquisa Educa ção, Desenvolvimento e Tecnologias, do Programa de Pós-Graduação em Educação UNISINOS. Enquanto campo problemático que foi se constituindo, temos o projeto social, Grupo Explosão da Dança, enquanto território da pesquisa. Na problematização do tempo presente, se origina a questão de pesquisa: Como emerge o processo de criação/invenção na apropriação de tecnologias vestíveis (wearables)? A tese articula na perspectiva tecnológica digital, o conceito de wearables; na perspectiva teórico epistemológica a Epistemologia Reticular e Conectiva num habitar atópico (Di Felice), a Cognição Inventiva (Kastrup), a Educação OnLIFE (Schlemmer e Moreira) e resultados de pesquisas desenvolvidas pelo GPe-dU UNISINOS/CNPq. Esta tese tem por objetivo compreender como emerge a invenção, a partir da/na apropriação de tecnologias vestí veis (wearables). A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo exploratória e descritiva e apropria-se do Método Cartográfico de Pesquisa-Intervenção, proposto por Passos, Kastrup, Escóssia e Tedesco, como uma hodos-meta para produção e análise de dados. Como instrumentos da pesquisa serão apresentados registros em fotos, gravações, transcrições e vídeos e um diário de percurso (pesquisador). Enquanto resultados são apresentadas pistas que indicam a emergência de um processo inventivo, bem como o invento wearable Pulsus.;
Palavras-chave Educação OnLIFE; Wearables; Teoria Ator-Rede; Cognição Inventiva; Epistemologia reticular; Epistemologia reticular, conectiva e atópica;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2021-10-26;
Agência de fomento IFSUL - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10826;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística