metadataTrad.dc.contributor.author |
Oliveira, Lisiane Cézar de; |
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes |
http://lattes.cnpq.br/4343876463988786; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor |
Schlemmer, Eliane; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes |
http://lattes.cnpq.br/5391034042353187; |
metadataTrad.dc.publisher |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.publisher.initials |
Unisinos; |
metadataTrad.dc.publisher.country |
Brasil; |
metadataTrad.dc.publisher.department |
Escola de Humanidades; |
metadataTrad.dc.language |
pt_BR; |
metadataTrad.dc.title |
Territórios do invenTAR – o corpo em rede e a Educação OnLIFE em tempos de wearable; |
metadataTrad.dc.description.resumo |
A presente pesquisa de doutorado está relacionada à Educação OnLIFE e se con textualiza nas investigações desenvolvidas no Grupo Internacional de Pesquisa em Educação Digital – GPe-dU UNISINOS/CNPq, no âmbito da linha de pesquisa Educa ção, Desenvolvimento e Tecnologias, do Programa de Pós-Graduação em Educação UNISINOS. Enquanto campo problemático que foi se constituindo, temos o projeto social, Grupo Explosão da Dança, enquanto território da pesquisa. Na problematização do tempo presente, se origina a questão de pesquisa: Como emerge o processo de criação/invenção na apropriação de tecnologias vestíveis (wearables)? A tese articula na perspectiva tecnológica digital, o conceito de wearables; na perspectiva teórico epistemológica a Epistemologia Reticular e Conectiva num habitar atópico (Di Felice), a Cognição Inventiva (Kastrup), a Educação OnLIFE (Schlemmer e Moreira) e resultados de pesquisas desenvolvidas pelo GPe-dU UNISINOS/CNPq. Esta tese tem por objetivo compreender como emerge a invenção, a partir da/na apropriação de tecnologias vestí veis (wearables). A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo exploratória e descritiva e apropria-se do Método Cartográfico de Pesquisa-Intervenção, proposto por Passos, Kastrup, Escóssia e Tedesco, como uma hodos-meta para produção e análise de dados. Como instrumentos da pesquisa serão apresentados registros em fotos, gravações, transcrições e vídeos e um diário de percurso (pesquisador). Enquanto resultados são apresentadas pistas que indicam a emergência de um processo inventivo, bem como o invento wearable Pulsus.; |
metadataTrad.dc.subject |
Educação OnLIFE; Wearables; Teoria Ator-Rede; Cognição Inventiva; Epistemologia reticular; Epistemologia reticular, conectiva e atópica; |
metadataTrad.dc.subject.cnpq |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
metadataTrad.dc.type |
Tese; |
metadataTrad.dc.date.issued |
2021-10-26; |
metadataTrad.dc.description.sponsorship |
IFSUL - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense; |
metadataTrad.dc.rights |
openAccess; |
metadataTrad.dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10826; |
metadataTrad.dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |