Resumo:
A presente pesquisa de doutorado está relacionada à Educação OnLIFE e se con textualiza nas investigações desenvolvidas no Grupo Internacional de Pesquisa em Educação Digital – GPe-dU UNISINOS/CNPq, no âmbito da linha de pesquisa Educa ção, Desenvolvimento e Tecnologias, do Programa de Pós-Graduação em Educação UNISINOS. Enquanto campo problemático que foi se constituindo, temos o projeto social, Grupo Explosão da Dança, enquanto território da pesquisa. Na problematização do tempo presente, se origina a questão de pesquisa: Como emerge o processo de criação/invenção na apropriação de tecnologias vestíveis (wearables)? A tese articula na perspectiva tecnológica digital, o conceito de wearables; na perspectiva teórico epistemológica a Epistemologia Reticular e Conectiva num habitar atópico (Di Felice), a Cognição Inventiva (Kastrup), a Educação OnLIFE (Schlemmer e Moreira) e resultados de pesquisas desenvolvidas pelo GPe-dU UNISINOS/CNPq. Esta tese tem por objetivo compreender como emerge a invenção, a partir da/na apropriação de tecnologias vestí veis (wearables). A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo exploratória e descritiva e apropria-se do Método Cartográfico de Pesquisa-Intervenção, proposto por Passos, Kastrup, Escóssia e Tedesco, como uma hodos-meta para produção e análise de dados. Como instrumentos da pesquisa serão apresentados registros em fotos, gravações, transcrições e vídeos e um diário de percurso (pesquisador). Enquanto resultados são apresentadas pistas que indicam a emergência de um processo inventivo, bem como o invento wearable Pulsus.