Resumo |
O Cooperativismo é um modelo de organização que tem como objetivo principal o desenvolvimento econômico e social, tendo em seus princípios as linhas orientadoras através dos quais as cooperativas levam os seus valores à prática. O cooperativismo se torna tangível através das sociedades cooperativas, ou simplesmente cooperativas. O objetivo geral desta pesquisa é identificar em uma área de uma confederação, quais são os fatores relevantes para inserção do cooperativismo na cultura dos colaboradores. Para tanto, realizou-se pesquisa exploratória quali-quantitativa, foram feitos os levantamentos bibliográficos e pesquisa através de questionário semiestruturado para 25 colaboradores do setor de contratação de fornecedores de uma cooperativa de terceiro grau que é parte integrante de um Sistema de Crédito Cooperativo, obtido o retorno de 20 respondentes, o que representa 80% do total. Em linhas gerais os colaboradores possuem autoavaliações com médias elevadas nas questões de conhecimento do cooperativismo, conhecimento da missão, visão e valores da Confederação, entretanto, existe um descolamento em questões importantes como participação em assembleias e participação em importante programa da cooperativa, o programa Crescer. Por fim, passado a etapa exploratória e de analises, foram realizadas as discussões e sugestões, do pesquisador e dos respondentes, sendo possível através das perguntas abertas, o que remete as conclusões e contribuições do estudo em reforçar a necessidade do alinhamento com os princípios cooperativistas, visando preservar seu principal diferencial competitivo do empreendimento, o ser Cooperativa.; |