Autor |
Araújo, Ella Rodrigues de; |
Orientador |
Neto, José Teixeira; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Geometria e arte: humanizando o ensino da matemática; |
Resumo |
O trabalho de pesquisa, aqui diligenciado, tem como meta refletir sobre as práticas me-todológicas que apontem possíveis caminhos para humanizar o ensino da Matemática, especi-ficamente de Geometria, através da interdisciplinaridade. Isso porque, o fazer interdisciplinar tendo como inter-relação Geometria e Arte proporciona a construção de práticas pedagógicas contextualizadas e, sobretudo que deem sentido e sabor para o educando naquilo que está sen-do trabalhado. Nesse sentido, foi gratificante experimentar novas formas de aprendizagem assim como a verificação da troca de ideias e socialização entre os alunos, com afetividade e respeito. Essas práticas, também permitiram que os alunos, embasados pelas relações entre as disciplinas, pudessem entender textos diversos, além das emoções expressas por eles. Isso tudo reverbera em senso crítico que comprova uma aprendizagem significativa nas aulas de Matemática.; |
Abstract |
The research work, here required, aims to reflect on the methodological practices that point out possible ways to humanize the teaching of Mathematics, specifically Geometry, through interdisciplinarity. This is because the interdisciplinary practice of Geometry and Art provides the construction of contextualized pedagogical practices and, above all, that give meaning and flavor to the student in what is being worked on. In this way, it was rewarding to try out new forms of learning as well as to verify the exchange of ideas and socialization among the students, with affection and respect. These practices also allowed the students, based on the relations between the disciplines, to understand several texts, besides the emo-tions expressed by them. This all reverberates in a critical sense that guarantees meaningful learning in Mathematics classes.; |
Palavras-chave |
Matemática; Arte; Geometria; Mathematics; Art; Geometry; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2018; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7372; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Educação Jesuítica: Aprendizagem integral, Sujeito e Contemporaneidade; |