Autor |
Zimmer, Maria Cláudia de Souza; |
Orientador |
Espírito Santo, Paulo Roberto do; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/3227121309455837; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Pedagogia inaciana e inteligência artificial: uma perspectiva crítica para a formação integral; |
Resumo |
Este artigo tem como objetivo analisar como a Inteligência Artificial no contexto educacional pode ser orientada pelos princípios da Pedagogia Inaciana,
promovendo uma educação transformadora, ética e inclusiva que valorize a formação
integral do estudante. Assim, o texto está dividido em três partes e a conclusão:
Primeiro, contextualiza-se o momento da chegada da Inteligência Artificial generativa
na educação básica. Em seguida, situa-se a Pedagogia Inaciana como referencial
para a educação contemporânea. Depois, se enumeram os impactos e possibilidades
da IA na aprendizagem dos estudantes. Reflete-se criticamente a integração da
Inteligência Artificial na educação sob a ótica da Pedagogia Inaciana evidenciando a
sua importância na formação dos estudantes. Na conclusão, o artigo reforça a importância das contribuições da Pedagogia Inaciana para uma educação transformadora
na Era da Inteligência Artificial. Entretanto, se faz necessário realizar pesquisas para
comprovar a eficácia do uso das tecnologias com IA no processo de aprendizagem
dos estudantes.; |
Abstract |
Este artículo tiene como objetivo analizar cómo la Inteligencia Artificial en
el contexto educativo puede ser orientada por los principios de la Pedagogía
Ignaciana, promoviendo una educación transformadora, ética e inclusiva que valore la
formación integral del estudiante. Así, el texto se divide en tres partes y una
conclusión: primero, se contextualiza el momento de la llegada de la Inteligencia
Artificial generativa a la educación básica. A continuación, se presenta la Pedagogía
Ignaciana como un referente para la educación contemporánea. Después, se
enumeran los impactos y posibilidades de la IA en el aprendizaje de los estudiantes. Se reflexiona críticamente sobre la integración de la Inteligencia Artificial en la
educación desde la perspectiva de la Pedagogia Ignaciana, evidenciando su
importancia en la formación de los estudiantes. En conclusión, el artículo refuerza la
importancia de las contribuciones de la Pedagogía Ignaciana para una educación
transformadora en la Era de la Inteligencia Artificial. Sin embargo, se hace necesario
realizar investigaciones para comprobar la eficacia del uso de tecnologías con IA en
el proceso de aprendizaje de los estudiantes.; |
Palavras-chave |
Educação; Formação integral; Inteligência Artificial; Pedagogia Inaciana; Educación; Formación Integral; Inteligencia Artificial; Pedagogía Ignaciana; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2025-07-07; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13822; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade; |