RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

O Serviço de Orientação Educacional (SOE): dispositivo para efetivação da educação inaciana

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Soares, Francisco Bruno Paz;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Paula, Jorge Luiz de;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/4745619590498155;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title O Serviço de Orientação Educacional (SOE): dispositivo para efetivação da educação inaciana;
metadataTrad.dc.description.resumo O estudo possuiu como objetivo geral analisar a práxis realizada pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE) na Escola Santo Afonso Rodriguez (ESAR), sendo caracterizado enquanto uma pesquisa descritiva e qualitativa A pesquisa foi realizada em duas análises: análise dos instrumentos e dos projetos. Os instrumentos foram classificados em gerais, cognitivos e socioemocionais. Já os projetos discutidos foram Aluno ESAR, Liderança Inaciana e QCarreira. Nas duas categorias analíticas foram abordados os pontos positivos e negativos de cada um de seus componentes. Portanto, apesar da carência de um número maior de profissionais, o estabelecimento mais concreto de suas responsabilidades e a necessidade de mais estudos, conclui-se que o SOE se encontra dentre os principais dispositivos para efetivação da Educação Inaciana na ESAR, e mais propriamente dito, na Rede Jesuíta de Educação (RJE).;
metadataTrad.dc.description.abstract The study aimed to analyze the praxis carried out by the Educational Guidance Service (SOE) at Santo Afonso Rodriguez School (ESAR). It was characterized as a descriptive and qualitative research. The investigation was conducted through two main analyses: an analysis of the instruments and an analysis of the projects. The instruments were classified into general, cognitive, and socio-emotional categories. The projects discussed included Aluno ESAR, Liderança Inaciana, and QCarreira. In both analytical categories, the strengths and weaknesses of each component were addressed. Therefore, despite the shortage of professionals, the need for a clearer definition of responsibilities, and the necessity for further studies, it is concluded that the SOE stands out as one of the main mechanisms for the implementation of Ignatian Education at ESAR, and more broadly, within the Jesuit Education Network (RJE).;
metadataTrad.dc.subject Companhia de Jesus; Educação inaciana; Rede Jesuíta de Educação; Serviço de Orientação Educacional; Society of Jesus; Ignatian education; Jesuit Education Network; Educational Guidance Service;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2025-05-22;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13807;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Especialização;
metadataTrad.dc.curso Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics