Autor |
Eidelwein, Benhur; |
Orientador |
Castellões, Arthur Rodrigues do Amaral; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2516295865987515; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Contribuições da Educação Jesuíta para um desenvolvimento da cidadania global e da cultura de paz: relações com o ensino e com a aprendizagem do esporte; |
Resumo |
O presente trabalho debruça-se a analisar como o projeto educacional Jesuíta
contribui para o desenvolvimento de uma cidadania global e de uma cultura de paz,
também a investigar a relação dessas contribuições com o ensino e a aprendizagem
do esporte, desenvolvido em aulas de Educação Física em um Colégio Jesuíta e a
identificar, dentro dos princípios da educação Jesuíta, a sua aplicação no ensino geral
e na especificidade do esporte, avaliando o impacto das práticas esportivas na noção
de cultura de paz e de desenvolvimento de uma cidadania global. A metodologia
aplicada neste trabalho de conclusão de curso de especialização envolve uma
abordagem mista, composta por revisão bibliográfica e por relato da prática docente.
A revisão bibliográfica em documentos oficiais da Rede Jesuíta de Educação busca
compreender o estado histórico e contemporâneo do conhecimento sobre o tema
abordado, identificando as principais teorias, conceitos e práticas existentes na
Literatura. Já o relato docente proporciona uma análise reflexiva sobre as experiências
práticas vivenciadas no contexto educacional, permitindo a integração entre a teoria
e a prática. Dessa forma, a combinação dessas duas metodologias busca proporcionar
uma compreensão mais profunda e contextualizada do objeto de estudo,
enriquecendo a pesquisa com diferentes perspectivas e contribuições.; |
Abstract |
This study focuses on analyzing how the Jesuit educational project contributes
to the development of global citizenship and a culture of peace. It also investigates the
relationship between these contributions and the teaching and learning of sports, as
developed in Physical Education classes at a Jesuit school. Additionally, it aims to
identify how the principles of Jesuit education are applied both in general education
and specifically in sports instruction, evaluating the impact of sports practices on the
notion of a culture of peace and the development of global citizenship. The
methodology used in this specialization course final paper involves a mixed approach,
consisting of a literature review and a reflective report on teaching practice. The
literature review, based on official documents from the Jesuit Education Network,
seeks to understand both the historical and contemporary state of knowledge on the
subject, identifying key theories, concepts, and practices found in the literature. The
teaching report provides a reflective analysis of practical experiences within the
educational context, allowing for an integration of theory and practice. In this way, the
combination of these two methodologies aims to provide a deeper and more
contextualized understanding of the object of study, enriching the research with
different perspectives and contributions.; |
Palavras-chave |
Educação jesuíta; Cidadania global; Cultura de paz; Esporte; Jesuit educational; Global citizenship; Culture of peace; Sports; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2025-06-17; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13794; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Educação Jesuítica: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade; |