RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Contribuições da Educação Jesuíta para um desenvolvimento da cidadania global e da cultura de paz: relações com o ensino e com a aprendizagem do esporte

Mostrar registro simples

Autor Eidelwein, Benhur;
Orientador Castellões, Arthur Rodrigues do Amaral;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2516295865987515;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Contribuições da Educação Jesuíta para um desenvolvimento da cidadania global e da cultura de paz: relações com o ensino e com a aprendizagem do esporte;
Resumo O presente trabalho debruça-se a analisar como o projeto educacional Jesuíta contribui para o desenvolvimento de uma cidadania global e de uma cultura de paz, também a investigar a relação dessas contribuições com o ensino e a aprendizagem do esporte, desenvolvido em aulas de Educação Física em um Colégio Jesuíta e a identificar, dentro dos princípios da educação Jesuíta, a sua aplicação no ensino geral e na especificidade do esporte, avaliando o impacto das práticas esportivas na noção de cultura de paz e de desenvolvimento de uma cidadania global. A metodologia aplicada neste trabalho de conclusão de curso de especialização envolve uma abordagem mista, composta por revisão bibliográfica e por relato da prática docente. A revisão bibliográfica em documentos oficiais da Rede Jesuíta de Educação busca compreender o estado histórico e contemporâneo do conhecimento sobre o tema abordado, identificando as principais teorias, conceitos e práticas existentes na Literatura. Já o relato docente proporciona uma análise reflexiva sobre as experiências práticas vivenciadas no contexto educacional, permitindo a integração entre a teoria e a prática. Dessa forma, a combinação dessas duas metodologias busca proporcionar uma compreensão mais profunda e contextualizada do objeto de estudo, enriquecendo a pesquisa com diferentes perspectivas e contribuições.;
Abstract This study focuses on analyzing how the Jesuit educational project contributes to the development of global citizenship and a culture of peace. It also investigates the relationship between these contributions and the teaching and learning of sports, as developed in Physical Education classes at a Jesuit school. Additionally, it aims to identify how the principles of Jesuit education are applied both in general education and specifically in sports instruction, evaluating the impact of sports practices on the notion of a culture of peace and the development of global citizenship. The methodology used in this specialization course final paper involves a mixed approach, consisting of a literature review and a reflective report on teaching practice. The literature review, based on official documents from the Jesuit Education Network, seeks to understand both the historical and contemporary state of knowledge on the subject, identifying key theories, concepts, and practices found in the literature. The teaching report provides a reflective analysis of practical experiences within the educational context, allowing for an integration of theory and practice. In this way, the combination of these two methodologies aims to provide a deeper and more contextualized understanding of the object of study, enriching the research with different perspectives and contributions.;
Palavras-chave Educação jesuíta; Cidadania global; Cultura de paz; Esporte; Jesuit educational; Global citizenship; Culture of peace; Sports;
Tipo TCC;
Data de defesa 2025-06-17;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13794;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuítica: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística