Autor |
Del Mestre, Ana Luiza Szevcynski; |
Orientador |
Pinto, Vinícius Soares; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0301759794396238; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
“Sentir e saborear as coisas internamente” no contexto de redes sociais: desafios da comunicação institucional de um colégio jesuíta; |
Resumo |
Este artigo tem como objetivo compreender os desafios da comunicação
institucional do Colégio Anchieta de Porto Alegre diante do contexto das redes sociais.
Parte-se da seguinte reflexão: será que ainda é possível realizar uma comunicação
institucional coerente ao “sentir e saborear as coisas internamente”, como orienta
Santo Inácio de Loyola, mesmo inserida na realidade acelerada das redes socais?
Para isso, o estudo realizou uma pesquisa de abordagem qualitativa, composta por
pesquisa bibliográfica e coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada. A
primeira parte do trabalho é dedicada em caracterizar a comunicação institucional na
era digital, a área de comunicação do Colégio Anchieta e o contexto da instituição nas
redes sociais. Na sequência, três coordenadores acadêmicos são entrevistados com
o objetivo de mapear suas percepções sobre quais os desafios enfrentados no dia a
dia da instituição relacionados à comunicação. A partir da análise das respostas
obtidas, foi possível identificar a necessidade de alinhamento conceitual e estratégico
entre os setores pedagógico e de comunicação, visando fortalecer a identidade
institucional e qualificar as interações com os públicos de interesse. Desse modo, o
atual desafio da comunicação institucional em unidades de ensino jesuítas é resistir a
essa superficialidade, indo além da mensagem informativa, para que a comunidade
possa sentir e experimentar internamente os valores da Companhia de Jesus e a
proposta pedagógica das unidades na busca pela formação integral da pessoa.; |
Palavras-chave |
Comunicação institucional; Educação jesuítica; Redes sociais; Gestão escolar; Identidade organizacional; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2025-06-10; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13793; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Educação jesuítica: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade; |