| metadataTrad.dc.contributor.author | Del Mestre, Ana Luiza Szevcynski; |
| metadataTrad.dc.contributor.advisor | Pinto, Vinícius Soares; |
| metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0301759794396238; |
| metadataTrad.dc.publisher | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| metadataTrad.dc.title | “Sentir e saborear as coisas internamente” no contexto de redes sociais: desafios da comunicação institucional de um colégio jesuíta; |
| metadataTrad.dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo compreender os desafios da comunicação institucional do Colégio Anchieta de Porto Alegre diante do contexto das redes sociais. Parte-se da seguinte reflexão: será que ainda é possível realizar uma comunicação institucional coerente ao “sentir e saborear as coisas internamente”, como orienta Santo Inácio de Loyola, mesmo inserida na realidade acelerada das redes socais? Para isso, o estudo realizou uma pesquisa de abordagem qualitativa, composta por pesquisa bibliográfica e coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada. A primeira parte do trabalho é dedicada em caracterizar a comunicação institucional na era digital, a área de comunicação do Colégio Anchieta e o contexto da instituição nas redes sociais. Na sequência, três coordenadores acadêmicos são entrevistados com o objetivo de mapear suas percepções sobre quais os desafios enfrentados no dia a dia da instituição relacionados à comunicação. A partir da análise das respostas obtidas, foi possível identificar a necessidade de alinhamento conceitual e estratégico entre os setores pedagógico e de comunicação, visando fortalecer a identidade institucional e qualificar as interações com os públicos de interesse. Desse modo, o atual desafio da comunicação institucional em unidades de ensino jesuítas é resistir a essa superficialidade, indo além da mensagem informativa, para que a comunidade possa sentir e experimentar internamente os valores da Companhia de Jesus e a proposta pedagógica das unidades na busca pela formação integral da pessoa.; |
| metadataTrad.dc.subject | Comunicação institucional; Educação jesuítica; Redes sociais; Gestão escolar; Identidade organizacional; |
| metadataTrad.dc.type | TCC; |
| metadataTrad.dc.date.issued | 2025-06-10; |
| metadataTrad.dc.identifier.uri | http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13793; |
| metadataTrad.dc.audience.educationLevel | Especialização; |
| metadataTrad.dc.curso | Educação jesuítica: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade; |