RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

“Sentir e saborear as coisas internamente” no contexto de redes sociais: desafios da comunicação institucional de um colégio jesuíta

Mostrar registro simples

Autor Del Mestre, Ana Luiza Szevcynski;
Orientador Pinto, Vinícius Soares;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0301759794396238;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título “Sentir e saborear as coisas internamente” no contexto de redes sociais: desafios da comunicação institucional de um colégio jesuíta;
Resumo Este artigo tem como objetivo compreender os desafios da comunicação institucional do Colégio Anchieta de Porto Alegre diante do contexto das redes sociais. Parte-se da seguinte reflexão: será que ainda é possível realizar uma comunicação institucional coerente ao “sentir e saborear as coisas internamente”, como orienta Santo Inácio de Loyola, mesmo inserida na realidade acelerada das redes socais? Para isso, o estudo realizou uma pesquisa de abordagem qualitativa, composta por pesquisa bibliográfica e coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada. A primeira parte do trabalho é dedicada em caracterizar a comunicação institucional na era digital, a área de comunicação do Colégio Anchieta e o contexto da instituição nas redes sociais. Na sequência, três coordenadores acadêmicos são entrevistados com o objetivo de mapear suas percepções sobre quais os desafios enfrentados no dia a dia da instituição relacionados à comunicação. A partir da análise das respostas obtidas, foi possível identificar a necessidade de alinhamento conceitual e estratégico entre os setores pedagógico e de comunicação, visando fortalecer a identidade institucional e qualificar as interações com os públicos de interesse. Desse modo, o atual desafio da comunicação institucional em unidades de ensino jesuítas é resistir a essa superficialidade, indo além da mensagem informativa, para que a comunidade possa sentir e experimentar internamente os valores da Companhia de Jesus e a proposta pedagógica das unidades na busca pela formação integral da pessoa.;
Palavras-chave Comunicação institucional; Educação jesuítica; Redes sociais; Gestão escolar; Identidade organizacional;
Tipo TCC;
Data de defesa 2025-06-10;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13793;
Nivel Especialização;
Curso Educação jesuítica: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística