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Fraternidade na educação: o impacto da experiência de fraternidade no desenvolvimento da solidariedade, colaboração e empatia nos alunos do 7º ano do Colégio São Luís

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Autor Bronze, Alessandra Colombo Rossetto;
Orientador Bastos, Elizabeth Ramalho Soares;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8285044390414127;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Fraternidade na educação: o impacto da experiência de fraternidade no desenvolvimento da solidariedade, colaboração e empatia nos alunos do 7º ano do Colégio São Luís;
Resumo O presente artigo discute o impacto da fraternidade na formação integral de alunos do 7º ano, com foco no desenvolvimento de valores como solidariedade, empatia e colaboração. A abordagem é qualitativa e exploratória, baseada na análise de relatos dos alunos sobre suas experiências em atividades de convivência com idosos, crianças e adolescentes de diferentes realidades sociais e culturais. A pesquisa fundamenta-se na Pedagogia Inaciana, que valoriza a educação para o bem comum, e dialoga com autores como Zygmunt Bauman e Paulo Freire. Os resultados indicam que a prática da fraternidade promove um aumento da empatia e da consciência crítica dos alunos, ampliando sua percepção sobre as desigualdades sociais e o respeito à diversidade cultural. Além disso, os alunos relataram o fortalecimento de habilidades de cooperação e resiliência ao enfrentarem desafios emocionais e práticos durante as atividades. Conclui-se que a fraternidade, quando integrada ao currículo escolar, pode ser uma poderosa ferramenta pedagógica para o desenvolvimento socioemocional e a formação de cidadãos comprometidos com a justiça social e a construção de uma sociedade mais inclusiva.;
Abstract This study investigates the impact of fraternity on the integral formation of 7th-grade students, focusing on the development of values such as solidarity, empathy, and collaboration. The approach is qualitative and exploratory, based on the analysis of students' accounts of their experiences in activities involving interaction with elderly people, children, and adolescents from different social and cultural backgrounds. The research is grounded in Ignatian Pedagogy, which emphasizes education for the common good, and engages with authors such as Zygmunt Bauman and Paulo Freire. The results indicate that the practice of fraternity fosters increased empathy and critical awareness in students, broadening their understanding of social inequalities and respect for cultural diversity. Additionally, students reported the strengthening of cooperation and resilience skills as they faced emotional and practical challenges during the activities. It is concluded that fraternity, when integrated into the school curriculum, can be a powerful pedagogical tool for socio-emotional development and the formation of citizens committed to social justice and the creation of a more inclusive society.;
Palavras-chave Fraternidade; Solidariedade; Empatia; Educação integral; Desenvolvimento socioemocional; Fraternity; Solidarity; Empathy; Integral education; Socio-emotional development;
Tipo TCC;
Data de defesa 2025-06-02;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13792;
Nivel Especialização;
Curso Educação jesuítica: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade;


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