Autor |
Sebastiany, Eduarda; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/2398656380203560; |
Orientador |
Fabris, Elí Terezinha Henn; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2961121430255733; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Por uma outra cultura avaliativa: a avaliação escolar nos anos iniciais do ensino fundamental em um laboratório de docências; |
Resumo |
Esta pesquisa objetiva identificar e analisar como as professoras pesquisadoras dos anos
iniciais do Ensino Fundamental se posicionam sobre a avaliação escolar e que sentidos atribuem a ela. O material empírico foi produzido por meio da pesquisa formativa em um Laboratório de Docências Contemporâneas (LABDOC), que se consolida como um espaço-tempo (de)formação para professores da Educação Básica e do Ensino Superior. O exercício analítico ocorre a partir das narrativas produzidas no LABDOC, envolvendo experimentos e experiências entre as professoras pesquisadoras das escolas e das pesquisadoras da universidade, articulados aos documentos oficiais e projetos político-pedagógicos das escolas em que elas atuam. Os referenciais, em uma perspectiva pós-estruturalista, envolvem estudos sobre formação de professores, docências no contemporâneo e, especificamente, avaliação. No âmbito da avaliação, autores como: Rejane Ramos Klein, Domingos Fernandes, Jorge Pinto, Maria Teresa Esteban e Luiz Carlos de Freitas contribuíram para a problematização da temática. A pesquisa
formativa desenvolvida possibilita entender que as ações pedagógicas avaliativas vão se
engendrando a partir de regimes de verdade e de ênfases da cultura avaliativa vigente, que permeiam as políticas públicas, as normativas, as vivências formativas das professoras e, por conseguinte, suas docências. Neste estudo, identifica-se o imperativo da avaliação em uma racionalidade neoliberal como o grande regime de verdade que sustenta e produz outros modos de ser professor e aluno no contemporâneo, produzindo efeitos sobre o trabalho docente. Isso possibilita mostrar que a avaliação, nas docências das professoras pesquisadoras participantes da pesquisa, é apresentada como contínua, permanente e “da aprendizagem”. Em decorrência deste estudo, foi possível criar argumentos inspiradores de atitudes cotidianas, que podem funcionar como fissuras ou brechas na cultura avaliativa contemporânea, mobilizada pela racionalidade neoliberal. Propõe-se que, com pequenos movimentos de enfrentamento à lógica vigente, expressa na avaliação, seja possível, no cotidiano das docências e no processo educativo desenvolver uma avaliação mais ética e justa. Em síntese, defendo uma outra cultura
avaliativa, em que a avaliação escolar assuma sua dimensão ética, constitutiva do processo educativo e não apenas do domínio da qualificação, uma avaliação menos individualizante e performática, uma avaliação que é educativa.; |
Abstract |
This research aims to identify and analyze how the teacher-researchers of the early years
of Elementary Education position themselves regarding school assessment and what meanings they attribute to it. The empirical material was produced through formative research in a Laboratory of Contemporary Teaching Practices (LABDOC), which is consolidated as a spacetime for (re)training teachers in Basic and Higher Education. The analytical exercise is based on the narratives produced in LABDOC, involving experiments and experiences among the teacher-researchers from schools and university researchers, articulated with official documents and the political-pedagogical projects of the schools in which they work. The theoretical framework, from a post-structuralist perspective, involves studies on teacher education, contemporary teaching practices, and specifically, assessment. In the field of assessment, authors such as Rejane Ramos Klein, Domingos Fernandes, Jorge Pinto, Maria Teresa Esteban, and Luiz Carlos de Freitas have contributed to the critical discussion of the topic. The formative research developed enables an understanding that pedagogical assessment practices are shaped by regimes of truth and the prevailing culture of assessment, which permeate public policies,
regulations, teachers’ formative experiences, and consequently, their teaching practices. In this study, the imperative of assessment within a neoliberal rationality is identified as the dominant regime of truth that sustains and produces new ways of being a teacher and a student in contemporary times, impacting teaching work. This makes it possible to show that assessment, in the teaching practices of the participating teacher-researchers, is presented as continuous, permanent, and "focused on learning." As a result of this study, it was possible to create arguments that inspire everyday attitudes, which may act as fissures or breaches in the contemporary culture of assessment driven by neoliberal rationality. It is proposed that, through small acts of resistance to the prevailing logic expressed in assessment, it may be possible to develop a more ethical and fair evaluation within everyday teaching practices and the educational process. In summary, the study advocates for a different culture of assessment, in which school evaluation assumes its ethical dimension as a constitutive part of the educational process rather than merely serving the purpose of qualification. It calls for an assessment that is less individualizing and performative – an assessment that is truly educational.; |
Palavras-chave |
Avaliação escolar; Ensino fundamental; Cultura avaliativa; Formação de professores; Laboratório de docências; School assessment; Elementary education; Assessment culture; Teacher education; Teaching laboratory; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2025-04-14; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13708; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |