RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Espiritualidade, cuidado e convivência: uma experiência de formação integral docente com ênfase na dimensão espiritual-religiosa no Ensino Fundamental I do Colégio Anchieta

Mostrar registro simples

Autor Silva, José Ribamar Costa;
Orientador Paula, Jorge Luiz de;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4745619590498155;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Espiritualidade, cuidado e convivência: uma experiência de formação integral docente com ênfase na dimensão espiritual-religiosa no Ensino Fundamental I do Colégio Anchieta;
Resumo O artigo inicia e percorre uma caminhada que traz a importância de pensar uma formação integral docente em uma obra jesuíta, pautando o Projeto Espiritualidade, Cuidado e Convivência no Ensino Fundamental I do Colégio Anchieta de Porto Alegre (RS) como oportunidade formativa pelo viés espiritualreligioso. Em atitude de observação no caminho, este trabalho apresenta uma leitura de contexto utilizando elementos importantes e gerais da realidade dos professores, frisando a urgência de entregar-se à experiência como detalhe essencial. Em direção ao horizonte, são apresentadas orientações da Companhia de Jesus que servem como norte para cogitar uma formação integral docente. É feito o convite para saborear a trajetória, sendo colocada a importância do projeto, destacando avaliações e discursos dos participantes, em sintonia com os apelos destacados anteriormente, para notá-lo como ocasião de formação integral docente pelo viés espiritual-religioso.;
Abstract The article starts and follows a path that highlights the importance of thinking about integral teacher training in a Jesuit school, focusing on the Spirituality, Care and Interaction Project in Primary School at Anchieta School as a formative opportunity from a spiritual-religious perspective. In an attitude of observation along the way, it presents a reading of the context using important and general elements of the teachers' reality, stressing the urgency of giving oneself over to the experience as an essential detail. Moving towards the horizon, the guidelines of the Society of Jesus are presented, which serve as a guide for considering an integral formation for teachers. An invitation to savor the journey is made, highlighting the importance of the project, the evaluations, and speeches of the participants, in line with the appeals highlighted above, in order to see it as an opportunity for integral teaching formation from a spiritual-religious point of view;
Palavras-chave Formação integral; Docente; Experiência; Espiritual-religioso; Integral formation; Teaching; Spiritual-religious;
Tipo TCC;
Data de defesa 2023-10-04;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13303;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuítica: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística